REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Plantão de Notícias » Arquivo de Notícias » Sobre reportagem veiculada na mídia em 29 de março de 2023, a INB esclarece

Sobre reportagem veiculada na mídia em 29 de março de 2023, a INB esclarece

O acesso ao local de armazenamento é controlado e autorizado apenas a pessoal técnico com equipamentos de proteção individual. (Divulgação)

O acesso ao local de armazenamento é controlado e autorizado apenas a pessoal técnico com equipamentos de proteção individual. (Divulgação)

Em atenção à reportagem veiculada na mídia, em 29 de março de 2023, a Indústrias Nucleares do Brasil – INB vem a público esclarecer alguns pontos: O termo “armadilha” refere-se aos equipamentos “armadilhas criogênicas”, usados no processo de enriquecimento de urânio, e que têm a finalidade de recolher pequenas quantidades de hexafluoreto de urânio (UF6) e ácido fluorídrico (HF), oriundos de diversos pontos do processo produtivo, por ocasião de manutenção do sistema.

As “armadilhas criogênicas” são equipamentos especificamente projetados para a finalidade na qual são empregados no processo de enriquecimento de isótopos de urânio.

As “armadilhas”, uma vez preenchidas, são retiradas da linha de produção, substituídas por outras e estocadas na área fabril, em local licenciado pelo órgão regulador e estabelecido para esse fim. Esta área possui detetores e sistemas de exaustão de ar capazes de identificar e deflagar ações de modo que qualquer escape de material seja tratado com segurança e sem repercussões para as pessoas e o meio ambiente. Quando armazenadas, as “armadilhas” passam a ser submetidas, rotineiramente, a inspeções e controles. Trabalhos de manutenção, decorrentes destas inspeções, quando necessário, são feitos regularmente, não permitindo a permanência de “armadilhas” defeituosas. O acesso a esse local de armazenamento é controlado e autorizado apenas a pessoal técnico com equipamentos de proteção individual.

O vazamento ocorrido numa destas “armadilhas”, embora tenha sido de quantidade ínfima, foi devidamente comunicado ao órgão de controle (CNEN) e, como a própria reportagem informa, não gerou consequências para o pessoal ou ao meio ambiente, ratificando a adequabilidade dos sistemas, das medidas de monitoração e de proteção e da efetividade do local projetado para esse armazenamento

Fonte: Notícias INB

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top