REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Cidades » Doenças Reumáticas acometem 15 milhões de brasileiros e impactam o Sistema de Saúde

Doenças Reumáticas acometem 15 milhões de brasileiros e impactam o Sistema de Saúde

No Dia Nacional de Luta contra as Doenças Reumáticas, celebrado em 30 de outubro, a Sociedade Brasileira de Reumatologia alerta que o diagnóstico precoce a o tratamento adequado podem manter a qualidade de vida do paciente. Ilustração: Marcello Casal Jr / Agência Brasil.

No Dia Nacional de Luta contra as Doenças Reumáticas, celebrado em 30 de outubro, a Sociedade Brasileira de Reumatologia alerta que o diagnóstico precoce a o tratamento adequado podem manter a qualidade de vida do paciente. Ilustração: Marcello Casal Jr / Agência Brasil.

Dores e inchaço nas articulações estão entre os sintomas mais comuns das doenças reumáticas, um grupo de mais de 120 enfermidades, que acometem as juntas, ossos, músculos cartilagens e tendões, além da pele e dos sistemas respiratório e gastrointestinal. As doenças reumáticas têm um forte impacto no sistema de saúde do País. Só entre setembro de 2019 a agosto de 2020, mais de 100 pessoas por dia foram internadas em hospitais ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS) com sinais e sintomas compatíveis com alguma enfermidade reumática, conforme revela o Datasus1. No total, foram 40.014 hospitalizações.

Caso não sejam tratadas, essas enfermidades podem causar uma série de limitações e levar à incapacidade física, provocando o afastamento do trabalho e a aposentadoria precoce. Estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMU-USP)2 demonstrou que, em 2014, as doenças reumáticas lideraram as concessões de benefícios da Previdência Social, com 19% dos auxílios-doença e 13,15% das aposentadorias por invalidez.

Por isso, o Dia Nacional de Luta contra do Reumatismo é um bom momento para que as pessoas conheçam mais essas enfermidades que acometem homens e mulheres e são erroneamente atribuídas a idosos. “Boa parte das doenças reumáticas surge por volta dos 35 e 40 anos, no auge da vida profissional dos pacientes”, afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), José Roberto Provenza.

Imagem: www.reumatologia.org.br

Imagem: www.reumatologia.org.br

Nos adultos, as doenças reumáticas mais frequentes são osteoartrite (artrose), artrites, espondiloartrites (como espondilite anquilosante, que pode ser manifestar por uma simples dor nas costas); em crianças, é artrite idiopática juvenil. Se surgir algum sintoma, as pessoas devem procurar o reumatologista. “O diagnóstico precoce e o tratamento adequado asseguram melhor qualidade de vida e maior sobrevida aos pacientes”, complementa o presidente da SBR.

Fonte: Sociedade Brasileira de Reumatologia (/www.reumatologia.org.br)

DR. ROBERIO

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top