REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Plantão de Notícias » Arquivo de Notícias » Dia Mundial da Senha: 5 dicas para criar uma credencial forte contra ciberataques

Dia Mundial da Senha: 5 dicas para criar uma credencial forte contra ciberataques

Brasil é principal vítima global de roubo de dados; complexidade, diversificação e atualização de senhas são principais recomendações. (Reprodução: Freepik)

Brasil é principal vítima global de roubo de dados; complexidade, diversificação e atualização de senhas são principais recomendações. (Reprodução: Freepik).

Celebrado na primeira quinta-feira de maio, o Dia Mundial da Senha foi criado com o objetivo de fomentar bons hábitos de segurança digital. Conforme levantamento da empresa NordPass, em parceria com especialistas de cibersegurança de 30 países, a senha mais usada pelos brasileiros é “123456”. Outra pesquisa, divulgada pela ISH Tecnologia, reforça o problema: 84,5% das senhas do ranking, no recorte brasileiro, seriam quebradas por um hacker em menos de um segundo.

Com a crescente ameaça de ciberataques e violações de dados, é preciso redobrar cuidados para manter a privacidade online. Estudo da Kaspersky aponta que o Brasil é a principal vítima mundial dos ataques que roubam dados e senhas – chamado de phishing. Outro levantamento, realizado pela SafeLabs na deep e dark web, descobriu que somente durante os primeiros três meses de 2024 os fraudadores tiveram à disposição mais de 253 mil senhas de brasileiros.

“Senhas fracas são portas de entrada para hackers e ataques de phishing. Elas representam o elo mais fraco na segurança cibernética, tornando fácil para invasores penetrarem nos sistemas e comprometerem dados sensíveis”, alerta o consultor de cibersegurança da keeggo, Jonathan Arend.

Segundo o especialista, novas tecnologias, como a biometria facial, aprimoram a segurança de senhas digitais: “Ela funciona capturando uma imagem do rosto do usuário, analisando características específicas e comparando-as com informações armazenadas previamente. Isso adiciona uma camada adicional de proteção que é difícil de replicar ou falsificar”.

O consultor da keeggo dá dicas para criar uma senha forte:

  1. Complexidade: use uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Evite sequências óbvias ou palavras do dicionário.
  2. Diversificação: não use a mesma senha para várias contas, o ideal é ter uma credencial única para cada serviço utilizado. Considere usar um gerenciador de senhas para criá-las e armazená-las.
  3. Evite informações pessoais: fuja do genérico. Não use dados pessoais como o próprio nome ou o de familiares, data de nascimento ou qualquer outra informação que possa ser encontrada na internet.
  4. Atualização regular: altere as senhas regularmente, pelo menos a cada três meses, além de manter o sistema operacional atualizado para garantir as últimas correções de segurança instaladas.
  5. Autenticação de dois fatores e biometria: reforce a segurança habilitando a autenticação em dois fatores sempre que possível e explore opções como a autenticação biométrica, para adicionar camada extra de proteção às contas.

“Ao adotar bons hábitos de segurança digital e aproveitar as tecnologias avançadas disponíveis, podemos proteger a privacidade e garantir uma experiência online mais segura para todos”, finaliza Arend.

Por: Helena Maeda / Press FC

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top