REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Plantão de Notícias » Arquivo de Notícias » Plano de Interiorização da DPU avança em nove estados, com 569 novos municípios

Plano de Interiorização da DPU avança em nove estados, com 569 novos municípios

Núcleo de Interiorização na Bahia, que atenderá cidadãos de 84 cidades pertencentes às subseções judiciárias federais de Jequié, na região sudoeste, e de Ilhéus e Itabuna, no sul do estado. Foto: Vista do Alto da Catedral de Jequié / reprodução Wikipedia

Núcleo de Interiorização na Bahia, que atenderá cidadãos de 84 cidades pertencentes às subseções judiciárias federais de Jequié, na região sudoeste, e de Ilhéus e Itabuna, no sul do estado. Foto: Vista do Alto da Catedral de Jequié / reprodução Wikipedia.

Para aumentar a área de cobertura e atender mais subseções da Justiça Federal pelo Brasil, a Defensoria Pública da União (DPU) está ampliando a atuação em algumas capitais e transformando algumas sedes do interior em núcleos regionais de atendimento. Em nove estados, a assistência jurídica prestada pela Defensoria foi ampliada para 569 municípios.

O critério de escolha dos locais levou em consideração o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o grau comparativo entre o número de defensores públicos federais lotados no estado e a população. Na maioria das cidades, o serviço ainda funciona de forma remota por e-mail ou telefone, mas a DPU busca parcerias com órgãos públicos para estar presencialmente nesses lugares.

Grajaú, no interior do Maranhão, na subseção judiciária de Balsas, região sul do estado, é um exemplo de município que já conta com atendimento presencial. Isso foi possível por meio de uma parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema). O mesmo ocorre em Juazeiro do Norte, no Ceará, onde o atendimento é feito no Núcleo de Prática Jurídica do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UniLeão).

Podem procurar pelo serviço cidadãos que possuam demandas que envolvam a União e seus órgãos, autarquias, empresas públicas ou fundações públicas federais. Entre as demandas mais atendidas estão os problemas na concessão de benefícios assistenciais ou previdenciários, como auxílio-doença, aposentadorias, pensão por morte, benefício de prestação continuada (BPC-Loas), entre outros, pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); questões relacionadas a programas habitacionais ou educacionais gerenciados pela Caixa Econômica Federal (CEF) e a demora ou negativa de acesso à medicamentos e tratamentos de saúde de alto custo.

Confira os novos locais abrangidos pela DPU e os meios de atendimentos:

Alagoas

Para os alagoanos, a DPU chega a 41 cidades nas regiões de Santana do Ipanema e União dos Palmares. Os atendimentos ocorrem apenas de forma remota, de segunda a sexta-feira das 8h às 14h, por meio do endereço de e-mail regional.alagoas@dpu.def.br e pelo WhatsApp (82) 99113-9578 (apenas áudio e texto).

Amazonas

Oito cidades da subseção judiciária de Tabatinga contam agora com a assistência jurídica da DPU. São elas: Tabatinga, Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Jutaí, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença e Tonantins. Os atendimentos são realizados apenas de forma remota, de segunda a sexta-feira das 8h às 14h, por meio do endereço de e-mail regional.tabatinga@dpu.def.br e pelo Whatsapp (92) 984501169 (texto ou áudio).

Bahia

Foi criado o Núcleo de Interiorização na Bahia, que atenderá cidadãos de 84 cidades pertencentes às subseções judiciárias federais de Jequié, na região sudoeste, e de Ilhéus e Itabuna, no sul do estado. Os atendimentos nas cidades baianas beneficiadas ocorrem apenas de forma remota, por meio do endereço de email regional.bahia@dpu.def.br e pelo WhatsApp (73) 98219-2067 (apenas áudio e texto).

Ceará

Em abril, o atendimento na região do Cariri foi ampliado com a criação de um posto em Juazeiro do Norte (CE), contemplando 30 cidades do entorno. O serviço de assistência jurídica gratuita é realizado no Núcleo de Prática Jurídica do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UniLeão), de segunda-feira, das 8h às 17h, a sábado, das 8h às 11h, na Avenida Maria Letícia Leite Pereira, 208-362, bairro Lagoa Seca. Há também a opção de agendamento por WhatsApp pelo número (88) 2101-1071.

Maranhão

Noventa cidades maranhenses serão beneficiadas pela ampliação do atendimento da DPU. Foi criado o Núcleo de Interiorização, que atenderá cidadãos de cidades pertencentes às subseções judiciárias federais de Caxias, na região meio-norte; Bacabal, região central; Balsas, na porção sul; e Imperatriz, no sudoeste do estado. Na maioria das cidades, com exceção de Grajaú, os atendimentos serão realizados apenas de forma remota, por meio do endereço de email regional.maranhao@dpu.def.br e pelo WhatsApp (99) 9 8439-2281 (apenas áudio e texto).

Pará

A DPU, com o Núcleo de Interiorização, passou a atender, por via remota, cidadãos de 61 cidades pertencentes às subseções judiciárias federais de Castanhal, Paragominas – ambas na região nordeste –, Marabá e Tucuruí, localizadas na porção sudeste do estado. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, por meio do endereço de e-mail regional.para@dpu.def.br e pelo WhatsApp (91) 9.8418.8986 (apenas áudio e texto).

Paraíba

O Núcleo Regional de Interiorização na Paraíba atenderá cidadãos de municípios pertencentes às subseções judiciárias federais de Sousa e Patos, totalizando 84 cidades. Inicialmente, os atendimentos nessas cidades paraibanas serão realizados apenas de forma remota, de segunda a sexta-feira das 8h às 14h, por meio do endereço de e-mail patosesousa@dpu.def.br e pelo WhatsApp (83) 99100-9799 (texto ou áudio).

Piauí

No Piauí, foi criado o Núcleo de Interiorização, que atenderá cidadãos de 160 cidades pertencentes às subseções judiciárias federais de Parnaíba, na região norte; Picos, na porção sudeste; Floriano, na parte sul; São Raimundo Nonato, no sudeste; e Corrente, também na região sul. Os atendimentos nas cidades piauienses beneficiadas serão realizados apenas de forma remota, de segunda a sexta-feira das 8h às 14h, por meio do endereço de e-mail regional.piaui@dpu.def.br e pelo WhatsApp (89) 9.9450.7822 (apenas áudio e texto).

Rio de Janeiro

No estado fluminense, 11 cidades nas regiões de Angra dos Reis, Resende e Barra do Piraí passaram a contar com o atendimento da DPU. Os atendimentos são realizados apenas de forma remota, de segunda a sexta-feira das 8h às 14h, por meio do endereço de e-mail regional.rio@dpu.def.br e WhatsApp (texto ou áudio): (24) 99278-5790.

Assessoria de Comunicação DPU / Por: Érica Bianco

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top