REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Agronegócios » Agronegócio brasileiro cresce quase 6% em 2024: Região Sudeste, concentra 727.185 companhias

Agronegócio brasileiro cresce quase 6% em 2024: Região Sudeste, concentra 727.185 companhias

Os maiores mercados agro são, em ordem decrescente, os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Goiás. Foto - Jaelson Lucas-AEN-PR

Os maiores mercados agro são, em ordem decrescente, os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Goiás. Foto – Jaelson Lucas-AEN-PR.

Entre abril de 2023 e abril de 2024, o Agronegócio brasileiro ampliou em 5,8% sua representatividade no mercado, com saldo positivo de mais de 45 mil empresas, totalizando 837.008 unidades instaladas atualmente no País. É o que aponta a Pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo dos brasileiros há 30 anos, com base em dados oficiais.

Segundo Marcos Pazzini, responsável pelo IPC Maps, a ascensão agro deve-se principalmente à região Sudeste, por concentrar sozinha 727.185 companhias. Em seguida, vem o Sul, responsável por 36.423 unidades, sendo quase alcançado pelo Centro-Oeste e seus 36.291 estabelecimentos. Nas últimas posições, estão Nordeste, com 26.071, e Norte, somando 11.038 empresas.

Confirmando os números acima, os maiores mercados agro são, em ordem decrescente, os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Goiás.

O levantamento aponta ainda que, ao contrário dos outros setores econômicos, agribusiness abriga menos — apenas 74.581 — Microempreendedores Individuais (MEIs), em detrimento das demais naturezas jurídicas que tendem a gerar mais empregos e, juntas, somam 762.427 CNPJs.

Agribusiness-Ufs(2)Sobre o IPC Maps

Publicado anualmente pela IPC Marketing Editora, empresa que utiliza metodologias exclusivas para cálculos de potencial de consumo nacional, o IPC Maps destaca-se como o único estudo que apresenta em números absolutos o detalhamento do potencial de consumo por categorias de produtos para cada um dos 5.570 municípios do País, com base em dados oficiais, através de versões em softwares de geoprocessamento. Este trabalho traz múltiplos indicativos dos 22 itens da economia, por classes sociais, focados em cada cidade, sua população, áreas urbana e rural, setores de produção e serviços etc., possibilitando inúmeros comparativos entre os municípios, seu entorno, estado, regiões e áreas metropolitanas, inclusive em relação a períodos anteriores. Além disso, o IPC Maps apresenta um detalhamento de setores específicos a partir de diferentes categorias.

Por: Lívia Aragão / MCCOM

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top