REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Agronegócios » Conab orienta extrativistas de piaçava sobre ações de apoio à comercialização do produto

Conab orienta extrativistas de piaçava sobre ações de apoio à comercialização do produto

O objetivo é explicar sobre as regras de participação da Política a fim de orientar quanto ao acesso ao programa de subvenção. (Reprodução Internet)

O objetivo é explicar sobre as regras de participação da Política a fim de orientar quanto ao acesso ao programa de subvenção. (Reprodução Internet)

Nesta semana, técnicos da Conab se reúnem com extrativistas de piaçava no estado da Bahia que participam da Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPMBio). O objetivo é explicar sobre as regras de participação da Política a fim de orientar quanto ao acesso ao programa de subvenção.

Os encontros acontecem nos municípios baianos de Ituberá, Nilo Peçanha e Belmonte. Os extrativistas têm a oportunidade de conhecerem melhor os normativos da PGPMBio, além dos produtos contemplados, limites de acesso, preços mínimos estipulados pelo governo federal, entre outros requisitos. Essas reuniões, também são uma oportunidade de aprimorar e fortalecer a execução da política pública, e identificar os desafios enfrentados pelas comunidades extrativistas da região.

A PGPMBio é uma ferramenta de empoderamento dos extrativistas, a partir da garantia de renda aliada à preservação do meio ambiente. Por meio da Política, a Conab oferece subvenção direta aos extrativistas, pagando um bônus após a comprovação da venda do seu produto por um preço inferior ao fixado pelo governo federal, de forma a ser um instrumento de incentivo econômico ao uso sustentável dos biomas brasileiros, proporcionando a melhoria de renda a povos e comunidades tradicionais.

Atualmente, a PGPMBio garante um preço mínimo para 17 produtos extrativistas que ajudam na conservação dos biomas brasileiros: açaí, andiroba, babaçu, baru, borracha extrativa, buriti, cacau extrativo, castanha-do-brasil, juçara, macaúba, mangaba, murumuru, pequi, piaçava, pinhão, pirarucu de manejo e umbu.

Gerencia de imprensa: CONAB

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top