
Edição de 2024 superou a de 2022, com público 9,39% maior, que se dirigiu à grande festa literária decididos a adquirir livros e ver de perto seus autores preferidos. (Divulgação)
A 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acabou domingo (15/09), no Distrito Anhembi, se consagra como a maior edição dos últimos 10 anos, ao receber 722 mil visitantes, um percentual 9,39% superior ao público do evento em 2022.
Em clima festivo e marcado pela diversidade, o maior evento literário da América Latina teve, segundo dados prévios divulgados pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTur), através do Observatório do Turismo e Eventos da SPTuris, um ticket-médio de R$ 208,14.
A pesquisa, realizada entre os dias 6 e 15 de setembro, indica ainda o perfil do visitante da Bienal do Livro de São Paulo: em relação à procedência, 54,6% são da capital paulista, 22,5% da Grande São Paulo, 15,9% do interior do Estado e 7% de outros estados. E os números mostraram um evento no qual as mulheres foram a grande a maioria, com 69,8% do gênero feminino, 28,5% masculino e 1,2% de outros; 0,5% não responderam. A pesquisa apontou o grau de satisfação dos visitantes de 92,10%
Outro dado indicou que a maioria dos visitantes está na faixa etária de 18 a 24 anos (43,3%), seguido de 25 a 29 anos (18,6%) e de 30 a 39 anos (17,1%). O público de 40 a 49 representaram 13,8% dos visitantes; de 50 a 59 anos (5%) e de 60 anos ou mais (2,2%).
O esforço pela democratização do acesso ao livro foi confirmado pelo resultado de ações como cashback (no valor pago pelo ingresso) e vale-livro (voucher individual de R$ 60, distribuído a 123 mil alunos e servidores da rede municipal de educação), destinados à aquisição de livros direto com as editoras, no valor de R$ 7 milhões, durante os dez dias da Bienal. E não faltou a diversidade em gêneros literários, para todos os gostos e bolsos, conferidos num conjunto de 683 autores nacionais e 33 autores internacionais.
E a demanda aferida pela Bienal dimensiona o poder de compra do visitante e disposição para adquirir os livros direto no caixa do expositor. A Bienal do Livro se consagra como ponto de encontro dos amantes dos livros, local apropriado para vivenciar a experiência com as obras e adquirir exemplares. Ao todo foram 227 expositores, que disponibilizaram mais de 500 selos editoriais, num catálogo completo e diversificado em gêneros literários, somando 3,65 milhões de livros.
De acordo com pesquisa realizada com os expositores, houve um aumento de 83% na média diária de faturamento se comparado à edição de 2022, e mais da metade deles consideraram a edição de 2024 melhor do que as edições anteriores.
O retorno ao Distrito Anhembi recebeu a aprovação de 80% dos expositores e 93% planeja voltar na próxima edição. O ambiente, que foi totalmente remodelado, permitiu, em seus 75 mil m2, oferecer uma experiência ainda melhor aos visitantes, com mais conforto e infraestrutura, como corredores mais largos, que melhoraram a circulação do público.
Além disso, alguns pontos foram destacados pelos expositores, como a importância cultural e setorial da Bienal do Livro, essencial para promover a leitura e a cultura, atraindo um público diversificado e facilitando a interação entre autores e editoras; a visibilidade e oportunidades de negócios que o evento oferece e a sua relevância no mercado literário.
Com motivos para brindar o êxito da grande festa literária, que reafirma as perspectivas para o universo do livro, a partir da Bienal do Livro, Sevani Matos, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), realizadora do evento, comemora os resultados desta renovada edição. “As melhorias que pensamos surtiram resultados. É muito gratificante ter 93% do público e 80% dos expositores satisfeitos com o evento. Isso só reforça a importância da Bienal do Livro para trazer protagonismo ao livro e a leitura que são os alicerces para uma sociedade mais democrática, justa e próspera”, diz Sevani.
Consolidada na rota das grandes feiras literárias internacionais, a Bienal do Livro este ano teve como país convidado de honra a Colômbia, presente no evento com um estande de 300m2 com o tema “A selva e suas histórias possíveis”, com arquitetura inspirada nas paisagens naturais da Amazônia colombiana. A delegação convidada trouxe uma comitiva de chefs de cozinha e 17 autores renomados, além de grupos musicais, promovendo atividades em seu estande e também participando da programação em todos os 13 espaços oficiais.
Sede pelo conhecimento
Espaços culturais concorridos, 13 ao todo, onde o público buscou se inserir no debate de grandes temas relacionados ao universo do livro, compuseram as 2.000 horas de programação. Áreas destinadas a autores, pensadores do mundo literário, empreendedores, artistas do cordel e do repente, personalidades da gastronomia, educadores que desenvolveram atividades para crianças, celebridades e outras atrações. E o público provou que nem só de estandes de livros vive a Bienal, já que o encontro com o conhecimento e lazer também ganhou espaço na agenda dos visitantes que abraçaram a diversidade em todos os aspectos.
Principais números da 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo:
- Público visitante: 722 mil
- Ticket médio: R$ 208,14
- Compra online de ingressos: 96% dos ingressos
- Ações de incentivo – vale-livro: R$ 7 milhões
- Ações de incentivo – Cashback: 3 milhões
- Quantidade de livros: 3,65 milhões
- Selos editoriais Mais de 500
- Área ocupada total: 75 mil metros quadrados
- Expositores: 227 expositores
- Espaços culturais: 13
- Horas de programação: 2000
- Autores nacionais: 683
- Autores internacionais: 33
- Visitação escolar: 90 mil
A 27ª Bienal do Livro de São Paulo contou com o patrocínio do Itaú, que apresentou o evento; AON, Colgate, Grupo Tecnoset, BIC, Suzano e MVB, que renovaram suas parcerias. E nesta edição contou ainda com novos patrocinadores: Paper Excellence, Faber-Castell, Skeelo, Sylvamo, CCR, Open Text, Micro Focus, Grupo Syn, Shopping Cidade São Paulo e o CAF (Banco da América Latina e Caribe), que se juntaram à Bienal do Livro de SP pela primeira vez.
Ciranda Cultural
“A Bienal foi um sentimento positivo. Tivemos um faturamento de 50% superior ao que a gente teve na edição de 2022. A gente costuma falar que cada edição da Bienal é uma edição única, mas essa é bem única para a gente também. Foi uma edição em que aproveitamos para lançar dois selos novos: TREND e o MOOD, que vem o lançamento de dois livros. Um deles para os fãs da cantora Taylor Swift, que estão tendo uma boa atração no stand. Nesta edição apostamos muito na presença de autores do nosso stand, das coleções do material da Ciranda. Recebemos o autor Vasco Carrasco que lançou um livro no nosso stand. Acreditamos que aquilo que a gente preparou, de coração, o público que veio à Bienal recebeu também de bom coração.”, Jonathan Abel, gerente de eventos da Ciranda Cultural.
Fonte: Imprensa 27ª Bienal Internacional do Livro de SP
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