REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Agronegócios » Diretora, operadora de alto-forno e de máquinas: Mulheres contam sobre trabalho e suas carreiras

Diretora, operadora de alto-forno e de máquinas: Mulheres contam sobre trabalho e suas carreiras

Trabalhadoras da Aperam South America contam sobre o ambiente inclusivo no trabalho, as adaptações no dia-a-dia e as consequentes transformações profissionais. (Fotos: Edilaine é operadora de máquinas / Aperam BioEnergia)

Trabalhadoras da Aperam South America contam sobre o ambiente inclusivo no trabalho, as adaptações no dia-a-dia e as consequentes transformações profissionais. (Fotos: Edilaine é operadora de máquinas / Aperam BioEnergia)

Pesquisas mostram que a presença de mais mulheres nas empresas favorece a criatividade, melhora o desempenho em diversas áreas e contribui para uma menor rotatividade de colaboradores. Na Aperam South America, maior produtora de aços planos especiais da América Latina, não é diferente. Desde que a empresa criou o seu programa de Inclusão com Diversidade, em 2021, a Aperam tem ampliado a contratação de mulheres, bem como impulsionado a presença feminina em cargos de liderança.

Gisele Polati: primeira mulher diretora da empresa. Divulgação

Gisele Polati: primeira mulher diretora da empresa. Divulgação

Gisele Polati, que entrou na Aperam aos 21 anos como estagiária, evoluiu para analista, depois gerente, e se tornou, em setembro de 2024, a primeira mulher diretora da empresa. A promoção ao cargo de CFO (Chief Financial Officer) veio logo após seu retorno da licença-maternidade, algo ainda pouco comum no mundo corporativo.

“Assumi esta posição em um momento muito importante da minha vida pessoal, com a chegada do meu filho, e em nenhum momento deixei de ser considerada para a posição em função disso. Parece óbvio, mas não é como o mercado funciona pra gente. Fico feliz por ser a primeira, e espero não ser a única. Temos uma meta de aumentar a participação das mulheres na empresa, e percebo um esforço genuíno da Aperam para atingir este objetivo”, relata.

Polati avalia a diversidade como fundamental para o negócio, e não à toa tem tido maior atenção por parte das empresas. “Permite novas perspectivas sobre um mesmo aspecto, dando espaço para a criatividade, a inovação e o desenvolvimento. E, pessoalmente, como mulher, me sinto feliz sempre que vejo outra mulher sendo reconhecida por sua competência”.

Jessica Fernandes Carvalho Sudário: operadora de alto-forno (Divulgação)

Jessica Fernandes Carvalho Sudário: operadora de alto-forno (Divulgação)

A Aperam não só incentiva a presença feminina em posições de liderança, mas também promove a inclusão das mulheres na indústria e no agronegócio. A operadora de alto-forno Jessica Fernandes Carvalho Sudário, que trabalha na siderúrgica de Timóteo (MG), ocupa uma função que ainda hoje, segundo ela, “muitos dizem ser para homem”. “O apoio da Aperam para que eu pudesse conquistar o meu espaço foi fundamental”, frisa. Ela foi a primeira forneira da empresa – do alto-forno 2 da usina -, e se diz feliz porque agora tem duas colegas na mesma função.

Por outro lado, Edilaine Soares da Rocha se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo de operadora de máquinas – carga e descarga na Aperam BioEnergia. “Lugar de mulher é onde ela quiser”, frisa Edilaine. Ela opera pás carregadeiras e equipamentos específicos para efetuar a carga de madeira e a descarga de carvão na área dos fornos, bem como realiza o carregamento de carretas e a limpeza e conservação das praças de estocagem.

Edilaine afirma estar realizada por ter conquistado a oportunidade que tanto desejava. “Sempre tive esperança de entrar na empresa, pois via nela grandes oportunidades de mudança e crescimento. Para mim, é um sonho realizado. Fico emocionada ao ver que consegui aquilo que tanto almejava”, enaltece.

Outro exemplo do pioneirismo feminino na Aperam BioEnergia vem da Rayane Ferreira da Silva, a primeira mulher contratada para ser auxiliar de silvicultura. Rayane ficou nesta função por dois anos e, hoje, também atua como operadora de máquinas na empresa. “Meu primeiro dia foi muito difícil, achei que não ia dar conta, mas continuei. Às vezes, me pego pensando que, se estivesse desistido no início, não estaria aqui hoje onde estou, não teria conquistado as coisas que conquistei. Estou muito feliz e muito orgulhosa de mim”, conta.

Sobre a Aperam – A Aperam é um player global em aço inoxidável, elétrico, ligas, aços especiais e reciclagem, atendendo em mais de 40 países. Desde 1º de janeiro de 2022, a empresa está organizada em quatro segmentos principais: Stainless & Electrical Steel, Services & Solutions, Alloys & Specialties e Recycling & Renewables.

A BioEnergia – Empresa produtora de carvão vegetal a partir de suas próprias florestas, certificadas pelo FSC®, e com a ELG.

Enviado Por: Link Comunicação

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top