
Bracell assume compromisso com governo de São Paulo para preservação de 115 mil hectares de matas nativas. (Foto: Arquivo Bracell /divulgação).
No Dia Internacional das Florestas e das Árvores, 21 de março, a Bracell – uma das líderes globais na produção de celulose solúvel – celebrou a data destacando a importância da conservação ambiental e do manejo sustentável das florestas, um tema essencial para o setor de base florestal, que tem avançado significativamente nos últimos anos.
O Relatório 2024 do Instituto Brasileiro de Árvores (Ibá) trouxe alguns dados que reforçam esse cenário:
- 6,91 milhões de hectares de áreas conservadas, o equivalente a um estado do Rio de Janeiro.
- O setor, como pilar da descarbonização, armazenando 4,92 bilhões de toneladas de CO₂ equivalente.
- 18 milhões de toneladas de celulose exportadas em 2023, consolidando o Brasil como maior exportador mundial.
Em release da Assessoria de Imprensa, a Bracell destaca ter um papel essencial nesse contexto, e seu investimento em diversas iniciativas que conciliam produção responsável e conservação ambiental. Algumas das principais ações incluem:
Compromisso Um-Para-Um: a Bracell já atingiu 92% da meta de preservação ambiental, protegendo milhares de hectares de áreas públicas nos estados onde opera. Além disso, um novo acordo com o governo de SP garantiu a proteção de 115 mil hectares adicionais nos próximos 10 anos.
Biodiversidade e conservação da fauna: a empresa dobrou o número de áreas certificadas para soltura de animais na natureza, reforçando a reintrodução segura de espécies nativas. Além disso, realiza monitoramento contínuo da fauna e flora nos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.
Pesquisa e inovação: já foram concluídas oito iniciativas científicas de biodiversidade, atingindo 100% da meta anual de apoio a projetos de pesquisa. A Bracell também desenvolve um sistema de inteligência territorial para gestão sustentável das paisagens florestais.
Uso eficiente dos recursos naturais: a fábrica em Lençóis Paulista opera com o menor consumo de água da história, além de reduzir o envio de resíduos sólidos para aterro e maximizar a recuperação química.
Parceria com a SOS Mata Atlântica: desde 2022, a Bracell mantém uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica para restaurar áreas de vegetação nativa. Um dos principais projetos já resultou na recuperação de 25 hectares de Mata Atlântica na região da Cuesta, em Botucatu (SP), com o plantio de mais de 61 mil mudas de 80 espécies nativas. Além da conservação da biodiversidade, a ação impacta positivamente duas microbacias hidrográficas, ajudando a regular os recursos hídricos e o clima. A presença de fauna na área restaurada já demonstra a regeneração acelerada do ecossistema.
Por: Elisa Destro / Edelman SP





Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.