REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Agronegócios » Citricultura baiana conquista novos mercados e Chile é o novo parceiro comercial

Citricultura baiana conquista novos mercados e Chile é o novo parceiro comercial

O processo, iniciado há dois meses, foi concluso durante a Fruit Attraction São Paulo. Chile é o novo parceiro comercial, principal feira internacional para o mercado de frutas e hortaliças no hemisfério Sul. (Divulgação).

O processo, iniciado há dois meses, foi concluso durante a Fruit Attraction São Paulo. Chile é o novo parceiro comercial, principal feira internacional para o mercado de frutas e hortaliças no hemisfério Sul. (Divulgação).

A Bahia deu um importante passo na comercialização internacional de citros. A Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab), juntamente com o Ministério da Agricultura (Mapa), habilitaram unidades de produção de lima ácida Tahiti do estado a exportarem seus frutos para o Chile. O processo, iniciado há dois meses, foi concluso durante a Fruit Attraction São Paulo, principal feira internacional para o mercado de frutas e hortaliças no hemisfério Sul, que termina hoje.

Para o diretor geral da Adab e engenheiro agrônomo, Paulo Sérgio Luz, que participou do evento e das negociações, essa conquista é resultado de uma política pública estadual que valoriza o setor como um todo, da produção à comercialização.

“O Governo do Estado, por meio das secretarias da Agricultura (Seagri) e de Desenvolvimento Rural (SDR), tem atuado conjuntamente com ações de fomento, organização, inovação e conquista de mercados consumidores”, avalia Luz, ressaltando também o trabalho dos órgãos reguladores, das esferas estadual e federal, responsáveis pela execução defesa agropecuária.

A Adab e o Mapa atuam no trânsito interestadual de vegetais; prevenção e monitoramento de pragas; certificação fitossanitária; emissão de documentos intra e interestadual; fiscalização do uso e comércio de agrotóxicos; elaboração de instrumentos legais; campanhas de educação sanitária.

Para a especialista em citros, da Adab, Suely Brito, a Fruit Attraction foi uma grande oportunidade não só para a realização de negócios, mas para ratificar o protagonismo do Programa Fitossanitário do Citros, no atendimento às demandas de um território grande em extensão e diverso na sua produção, como a Bahia.

“Mostramos aos produtores, beneficiadores, exportadores e responsáveis técnicos, que visitaram a feira, que a Bahia é detentora de uma vantagem competitiva, comparada a outras regiões produtoras do país: seu status fitossanitário livre de Cancro Cítrico e do Greening”, conclui a também coordenadora do Programa.

Fonte: ADAB

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top