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3ª edição do Coffee More reforça protagonismo da Fortgreen no mercado agrícola em Jaguaré (ES)

Evento em Jaguaré (ES), que reuniu mais de 1,2 mil produtores, proporcionou uma imersão em tendências e atualizações de mercado para as culturas de café conilon, cacau, pimenta do reino e banana. (Divulgação)

Evento em Jaguaré (ES), que reuniu mais de 1,2 mil produtores, proporcionou uma imersão em tendências e atualizações de mercado para as culturas de café conilon, cacau, pimenta do reino e banana. (Divulgação).

O Centro Esportivo Conilon, em Jaguaré (ES), sediou a 3ª edição do Coffee More, uma iniciativa da Fortgreen F1rst Agbiotech, empresas do Grupo Origin Enterprises, que reuniu mais de 1,2 mil produtores, distribuidores e revendas parceiras. O encontro proporcionou uma imersão em tendências e atualizações de mercado para as culturas de café conilon, cacau, pimenta do reino e banana, abrangendo assuntos ligados a nutrição e fisiologia vegetal, além de abordagens sobre tecnologia de aplicação e adjuvantes.

Realizado em 28 de junho, o evento combinou palestras técnicas com estandes de demonstração em um ambiente que estimulou o aprendizado e a troca de experiências. Pela manhã, a programação abordou temas relevantes para os desafios atuais e futuros do campo.

O professor da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), de Presidente Prudente (SP), Alexandrius de Moraes Barbosa, ao comentar sobre as mudanças climáticas e seus impactos na agricultura, definiu como o próximo desafio na região norte do Espírito Santo o fenômeno da ‘noite quente’, quando a temperatura do ar próximo ao solo é mais alta do que a do ar mais acima, impactando a aplicação de defensivos agrícolas e a irrigação. “Entender essas variáveis é fundamental para que os produtores, técnicos e empresas possam conhecer com detalhes a climatologia da região e dessa maneira tomar decisões mais sólidas em um cenário climático cada vez mais desafiador”, resumiu.

Com foco na cafeicultura robusta, o consultor agronômico da GT Agro Consultoria, Guilherme Messias apresentou estratégias nutrifisiológicas desenvolvidas para reduzir os danos causados por estresses ambientais, como altas temperaturas, déficit hídrico e oscilações bruscas no regime climático. “A nutrição pode ser usada de forma estratégica para preparar as plantas, fortalecê-las diante dos estresses e manter a produtividade mesmo em cenários desafiadores”, afirmou.

O consultor da Tessarolo Consultoria Agronômica, Edmar Tessarolo, abordou os princípios do manejo de excelência, com foco na nutrição precisa e no uso estratégico de clones superiores, espaçamentos racionais e arranjos clonais adaptados ao ambiente. “Para colher o extraordinário, é preciso nutrir com precisão, planejar com visão e manejar com disciplina. Alta produtividade no café Conilon não é obra do acaso, mas o resultado da convergência entre quanto, quando, o quê e como nutrir”, definiu.

Seguindo a programação, o consultor em bananicultura e cafeicultura, Anderson Pilon, elencou os aspectos do manejo nutricional voltado à alta performance no cultivo de bananas. Ele reforçou que alcançar produtividades acima de 50 ou 70 toneladas por hectare exige mais do que adubação, já que envolve conhecer a fisiologia da planta, identificar os momentos críticos do ciclo produtivo e garantir a ativação constante da fotossíntese. “Para alcançar esse limiar de produção, precisamos ter uma boa nutrição, e manter a fotossíntese sempre ativa e com boa capacidade”, destacou.

O cenário atual da cultura da pimenta-do-reino foi o tema da apresentação de Franco Cosme no Coffee More 2025. Consultor com experiência no setor, ele confirmou que o momento é positivo para produtores e exportadores. “No entanto, o desempenho da lavoura tem sido diretamente afetado pelas oscilações climáticas, e eventos como El Niño e La Niña vêm reduzindo a produtividade média, contribuindo para a valorização do produto no mercado internacional”, contou.

Após a programação de palestras, o evento seguiu com uma mesa-redonda que reuniu produtores da região para compartilhar experiências e boas práticas no campo. Participaram do bate-papo Marcos Túlio, Carlos Junior e Anderson Gonçalves, reforçando a proposta do Coffee More de aproximar diferentes realidades da produção agrícola.

Troca de conhecimento entre produtores e parceiros

A presença de representantes das revendas parceiras categoriza o evento como uma iniciativa que fortalece a agricultura local e eleva o nível de conhecimento técnico no campo. “É um evento que ajuda os produtores a expandirem o nível de excelência”, afirmou o proprietário da Agro Gonçalves, revenda parceira da Fortgreen, Adriano Mauricio Gonçalves da Silva. Sua sócia e esposa, Maria José do Santo Silva Gonçalves, ressaltou: “É importante porque dá visibilidade para o município, que é movido pela agricultura, e a Fortgreen é uma empresa que está consolidada no mercado”.

Para o proprietário da Agrosol Agronegócios, Marcio Freire, presente desde a primeira edição, a troca de experiências é um dos pontos altos do evento. “Além disso, a aceitação dos produtos Fortgreen é muito positiva, pois entregam um bom resultado, além de toda a assistência da equipe tanto para os produtores quanto para as revendas”, completou.

Também presente desde o primeiro ano de Coffee More, o produtor de café e mamão da região de Sooretama (ES), Cláudio Agrizzi, destacou a relevância do evento para o dia a dia no campo: “As informações me ajudaram muito no dia a dia”. Já o produtor de café conilon, Manoel Ferreira, de São Gabriel da Palha (ES), também ressaltou o impacto direto do conteúdo apresentado. “No ano passado, por exemplo, a palestra de um técnico me ajudou a ter mais produtividade”, adicionou.

Palco para lançamentos e demonstrações práticas de tecnologias

Programação de palestras abordou temas relevantes para os desafios atuais e futuros do campo. (Divulgação)

Programação de palestras abordou temas relevantes para os desafios atuais e futuros do campo. (Divulgação)

A apresentação de novas tecnologias disponíveis ao mercado, elemento tradicional do Coffee More, se repetiu nessa terceira edição. Segundo o gerente Comercial da Regional Leste da Fortgreen, Pablo Silva, o evento se consolida como um dos maiores promovidos por uma empresa de especialidades na região. “Nosso maior intuito é trazer conhecimento, tecnologia e resultado”, completou.

Nesse sentido, a Fortgreen escolheu a terceira edição do encontro para lançar a nova variação da plataforma de granulados especiais. A Linha Fortblen abrange Fertilizantes de Liberação Controlada, recomendados para aplicação em plantio ou cobertura, a depender da formulação, seja para culturas de ciclo anual ou perene. Contendo nitrogênio, fósforo e potássio, a linha agora conta com micronutrientes como boro, manganês, cobre e zinco.

“Essa atualização é importante pois o solo brasileiro, de maneira geral, tem deficiência de micronutrientes. Essa condição é comum devido à formação natural dos solos brasileiros, mas tende a ser agravada pelo fato de que os produtores frequentemente concentram maior atenção nos macronutrientes, uma vez que esses são exigidos em maiores quantidades pelas plantas. Assim, a ausência de correções adequadas de micronutrientes, aliada à constante extração e exportação desses elementos a cada safra, especialmente por meio dos grãos e frutos, que não retornam ao sistema produtivo, torna a deficiência desses nutrientes uma consequência previsível ao longo do tempo”, explicou o gerente de Produtos da Fortgreen, João Vidotto.

A companhia também levou ao evento o Laboratório Móvel de Tecnologia de Aplicação e Adjuvantes. O objetivo foi apresentar, na prática, as funcionalidades e diferenciais da plataforma de adjuvantes da empresa. “Demonstramos as principais características de cada produto, desde o preparo da calda até a chegada da gota no alvo, assim como apresentamos, na prática, a eficácia dos últimos lançamentos da companhia”, explicou o gerente de Tecnologia de Aplicação e Adjuvantes, André Pazinato.

Ainda durante o Coffee More, o integrante do time de desenvolvimento de mercado da F1rst Agbiotech, Renan Queiroz apresentou aos visitantes o trabalho da empresa no Espírito Santo, sul da Bahia e parte de Minas Gerais. “Temos desenvolvido o projeto Solo Ideal, que consiste em visitar os produtores, diagnosticar problemas como nematoides, doenças e pragas, especialmente em culturas como café, pimenta-do-reino e banana, e oferecer soluções por meio de nossos produtos biológicos”, explicou. Segundo ele, a procura por esse tipo de tecnologia tem crescido. “A demanda está aumentando e os produtores já reconhecem a F1rst como uma empresa consolidada, com produtos eficazes e altamente tecnológicos”, completou.

A localização do evento foi estratégica para fortalecer os elos entre produtores e distribuidores de várias regiões, como pontuou o diretor Comercial da companhia, Frederico Peres. “Além do norte do Espírito Santo e sul da Bahia, também recebemos pessoas de outras regiões, como Rondônia, o segundo maior parque cafeeiro da variedade conilon no Brasil”, concluiu.

Evento reforça legado da Fortgreen

O Coffee More nasceu em 2023 com o objetivo de levar informação técnica de relevância aos produtores, destacando a amplitude do portfólio da Fortgreen e a expertise de seus representantes. Em contrapartida, a iniciativa também fortalece a marca da Fortgreen e de seus distribuidores no Espírito Santo e extremo sul da Bahia, consolidando a presença da empresa na região.

No primeiro ano, o encontro reuniu mais de 600 pessoas e focou em cases de sucesso de grandes produtores que, ao longo dos anos, confiam nas linhas da companhia para impulsionar seus resultados. A segunda edição, com mais de mil visitantes, contou com o lançamento de produtos e tecnologias, incluindo a divulgação do laboratório de tecnologia de aplicação exclusivo no mercado nacional; uma mesa-redonda com mulheres do agro, que debateram a gestão agrícola feminina, além de consultores em nível nacional fomentando conteúdo técnico de alto impacto.

Sobre a Fortgreen

Há mais de 20 anos, a Fortgreen se dedica a transformar a agricultura por meio de soluções inovadoras em nutrição e tecnologia de aplicação. Presente em sete países (Brasil, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Romênia, Reino Unido e Polônia), a empresa se destaca pelo desenvolvimento de tecnologias de ponta e pelo suporte técnico altamente especializado.

Por: Natalia Ponse / Attuale Comunicação

 

 

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