
Concept Plus, da Alta Brasil, acumula mais de 18 milhões de IATF e envolve 3,5 mil fazendas; as informações geradas promovem avanços em produtividade e lucratividade no campo. (Foto: https://ifrs.edu.br/ reprodução).
Com mais de 18 milhões de dados analisados e cerca de 3,5 mil fazendas envolvidas, o Concept Plus é hoje o maior programa do mundo de eficiência reprodutiva em protocolos de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) voltado para vacas de corte.
Criado em 2013 pela Alta Brasil, o programa de melhoramento genético bovino surgiu com o objetivo de avaliar a eficiência dos protocolos de IATF e identificar touros com os melhores índices de fertilidade do mercado. Por meio da análise dos dados, coletados a campo, o Concept Plus identifica e certifica touros com as melhores taxas de concepção e gera base de discussão para as melhores práticas desses programas reprodutivos em fazendas comerciais de todo o país.
Atualmente, são mais de 500 técnicos envolvidos, que prestam assistência direta às fazendas participantes do programa. “Nosso principal diferencial está na confiabilidade das informações, essa base sólida de dados é a mais consistente do mercado. Investimos fortemente no treinamento das equipes e no rigor estatístico da análise, garantindo que apenas os reprodutores com real superioridade em fertilidade recebam o selo do Concept Plus”, afirma o gerente de Corte da Alta, Manoel Sá Filho.
Além de identificar os melhores touros em fertilidade, o Concept Plus promove o avanço técnico das equipes de campo e potencializa os resultados das fazendas, contribuindo com a evolução da pecuária nacional. “Buscamos constantemente melhorar a capacitação técnica dos veterinários e técnicos envolvidos, levando as propriedades a um novo patamar de desempenho reprodutivo”, reforça.
Para conquistar o selo Concept Plus, os touros precisam atender a dois critérios essenciais: fertilidade e acurácia. A análise estatística isola a influência do touro na taxa de concepção, garantindo que os dados reflitam a real eficiência do reprodutor. Caso algum touro certificado venha a apresentar desempenho inferior nos ciclos seguintes, ele é imediatamente retirado da bateria. A acurácia é reafirmada pela qualidade de sua equipe e maturidade na coleta de dados com eficiência, além do número de informações envolvidas que possibilita o aumento de precisão “Com isso, asseguramos que apenas genética de ponta continue sendo disseminada. Essa é a base de uma pecuária moderna, eficiente e rentável”, explica Manoel.
O programa reúne dados de propriedades em 23 estados brasileiros, além de países da América do Sul, como Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.
Sobre a Alta
A Alta é líder mundial no mercado de melhoramento genético bovino. Com matriz em Calgary, no Canadá, atua em mais de 90 países com nove centrais de coleta: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Holanda e China, sendo a única central com licença para produzir sêmen no país asiático. No Brasil, a Alta mantém escritório administrativo e moderna central de biotecnologia e difusão genética em Uberaba/MG, onde anualmente recebe mais de 12 mil visitantes.
Informações para Imprensa: Alfapress Comunicações
Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.