
O objetivo foi formar profissionais com olhar estratégico, capazes de garantir uma operação segura, eficiente e em conformidade com a legislação ambiental. (Abapa / divulgação)
O Centro de Treinamento da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), em parceria com a ABA – Manutenção de Aeronaves e a Sabedoria Agrícola (Sabri), realizou no final de agosto, um Curso de Executor em Aviação Agrícola, formando 28 técnicos agrícolas de fazendas associadas.
Com 46 horas de carga horária, o curso uniu teoria e prática para preparar profissionais responsáveis pela autorização e acompanhamento de aplicações aéreas de defensivos, com foco em segurança, eficiência e responsabilidade ambiental.
As aulas teóricas ocorreram em Luís Eduardo Magalhães (BA), e as práticas, em Barreiras (BA). A formação seguiu os critérios da Instrução Normativa nº 002/2008 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). “Reforçamos nosso compromisso com a qualificação técnica e o uso seguro de tecnologias no campo”, afirmou Douglas Fernandes, gerente do CT da Abapa.
O agrônomo Gabriel Nogueira, da Fazenda Montana do grupo Horita, destacou a qualidade da capacitação. “Este foi o primeiro curso que fiz no CT e gostei bastante. Muita informação nova, passada de forma clara e didática”, comentou. Com cinco anos de experiência no setor, ele reforçou a importância da atualização constante para garantir segurança nas operações e melhor desempenho no campo.
A formação incluiu ainda orientações práticas sobre alijamento de calda, segurança de voo, análise de condições ambientais e operacionais, e protocolos de resposta a panes, garantindo aos participantes uma visão ampla das exigências técnicas para a atividade. O curso também apresentou diferentes configurações de aeronaves, tanto com motores a pistão quanto a turbina, e a importância da manutenção preventiva para evitar falhas em operação.
A iniciativa faz parte do calendário de capacitações promovido pela Abapa, que intensificou em agosto suas ações de qualificação técnica, especialmente voltadas à aviação agrícola – área estratégica para o desenvolvimento da cotonicultura no oeste baiano.
Fonte: Informativo Abapa
Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.