REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Beleza & Bem Estar » Agenda Cultural » Sustentabilidade no ensino superior reforça urgência de professores com consciência planetária

Sustentabilidade no ensino superior reforça urgência de professores com consciência planetária

conceito-de-tecnologia-futurista - Freepik

 

 

Obra da pesquisadora Carla Conti une cidadania, meio ambiente e cultura de paz em proposta transdisciplinar que inspira práticas pedagógicas para um futuro mais justo e sustentável. (Divulgação)

 

A terceira edição do livro “Sustentabilidade no ensino superior: uma prática transdisciplinar na formação de professores”, da autora Carla Conti, chega às livrarias e plataformas digitais pela Editora Scotti, reforçando a urgência de repensar a educação como ferramenta de transformação social. A obra, originalmente publicada há 15 anos, ganha atualidade num contexto de crises ambientais, desigualdades e violências, propondo a sustentabilidade como eixo central para a formação de educadores críticos e conscientes. A obra conta com texto de apresentação da professora Anabela Simões, da Universidade de Aveiro (Portugal) e prefácio de professora Andrea Kochhann, da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

O livro apresenta uma detalhada experiência pedagógica desenvolvida no curso de Letras, na qual a sustentabilidade da vida foi tomada como tema unificador dos trabalhos de conclusão de curso. Por meio de relatos de estágio, planos de aula e projetos transdisciplinares, a autora demonstra como futuros professores de língua portuguesa, literatura e inglês podem integrar temas como cidadania, cultura de paz, valores humanos e preservação ambiental em suas práticas docentes.

Carla defende que a formação docente deve ir além da técnica, incorporando uma visão holística e transdisciplinar. “Pensar dessa forma é um exercício e pode ser aprendido na vivência, na experiência com o mundo. É abrir para o desconhecido, aceitar desafios, respeitar as diferenças e utilizar o conhecimento em prol do coletivo”, escreve. A obra dialoga com documentos como a Carta da Terra, a Carta da Ecopedagogia e a Carta da Transdisciplinaridade, reforçando a necessidade de uma educação que forme cidadãos com “consciência local e planetária”.

A professora Anabela Simões, da Universidade de Aveiro, Portugal, destaca na apresentação da edição: “Esta obra nos inspira a acreditar que a educação pode, de fato, transformar o mundo. Que esta leitura motive ações concretas e colabore para a construção de uma sociedade mais consciente, solidária e sustentável”. Já a professora Andrea Kochhann, da UEG, ressalta no prefácio: “A temática sustentabilidade para a vida é algo que precisamos discutir e evoluir em nossas práxis cotidianamente”.

O livro é voltado a educadores, gestores, pesquisadores e estudantes que buscam inspiração para práticas pedagógicas inovadoras e comprometidas com um futuro mais justo e sustentável.

________

cc4d9e29-173d-429b-ab90-efd4f410ded6Sobre a autora

Carla Conti é doutora em Políticas Públicas (UFRJ) e pós-doutora em Gestão da Informação pela Universidade do Porto (Portugal). Professora na graduação e no mestrado em Educação, na Universidade Estadual de Goiás, pesquisa educação em direitos humanos, gênero e tecnologias digitais. Natural de Passos (MG), vive em Inhumas (GO), onde se dedica à escrita de livros que unem desenvolvimento pessoal e crítica social.

_______

Por: comuniquese2.com.br

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top