REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Agronegócios » Embrapa & Escola marca presença na Semana Nacional de Ciência & Tecnologia em Caetanos (BA)

Embrapa & Escola marca presença na Semana Nacional de Ciência & Tecnologia em Caetanos (BA)

O evento, que teve início nesta quinta-feira (23), é uma ação realizada pela Secretaria Municipal de Educação dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) da Bahia. (Reprodução PMC)

O evento, que teve início nesta quinta-feira (23), é uma ação realizada pela Secretaria Municipal de Educação dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) da Bahia. (Reprodução PMC)

Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA) participa da Segunda Mostra Científica de Escolas Públicas do município de Caetanos, no sudoeste baiano. O evento, que teve início nesta quinta-feira (23), é uma ação realizada pela Secretaria Municipal de Educação, dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) da Bahia.

A participação do centro de pesquisa na SNCT se dá por meio do programa Embrapa & Escola — que integra Embrapa e instituições de ensino, aproximando cientistas, estudantes e professores para estimular nos jovens o interesse pelo conhecimento científico — e do projeto Feiras de Ciências e Mostra Científica em Caetanos, Bahia, aprovado e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Realizado em parceria com diversas instituições de pesquisa e ensino, o projeto está sendo desenvolvido com os temas Plantas Frutíferas da Caatinga, Plantas Medicinais da Caatinga e Umbu Gigante com professores e alunos da Escola Municipal Getúlio Vargas (distrito de Alegre), Escola Municipal Hermínio Viera da Silva (distrito de Caldeirão), Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães (Centro) e Colégio Estadual de Tempo Integral de Caetanos – Cetic (Centro), envolvendo professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Universidade Federal da Bahia (Ufba).

“O projeto deste ano revelou alunos que associaram ciência à arte, com produções de pinturas, produção coreográfica criada pelos alunos, destacando-se uma poesia escrita por uma aluna sobre reminiscências da infância associada a um pé de umbu, que foi musicada por outro aluno que utilizou o recurso da inteligência artificial na sua produção”, declara o professor Carlos Antonio Teixeira, um dos idealizadores do evento.

A Embrapa Mandioca e Fruticultura presta consultoria técnica ao projeto, uma vez que o umbu é uma cultura de oportunidade do seu portfólio de pesquisa. “Levaremos a expertise da equipe no atendimento do programa Embrapa & Escola para apresentar nossas tecnologias e orientar o público sobre a importância da ciência no desenvolvimento da sociedade”, enfatiza o chefe-geral Francisco Laranjeira.

O técnico Osvaldo da Paz, engenheiro-agrônomo do Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa Mandioca e Fruticultura, divulga na Mostra Científica quatro tipos de tecnologias de produção de mudas: micropropagação de banana (plantas in vitro e em bandejas), macropropagação de banana (rizoma), seccionamento do talo do abacaxi e plantas in vitro e rocamboles de mandioca oriundas da Rede de multiplicação e transferência de manivas-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária (Reniva). Além disso, fazem parte da exposição painéis informativos sobre as tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Mandioca e Fruticultura, como o abacaxi BRS Imperial, a banana BRS Princesa e diversas variedades de mandioca de mesa e de uso industrial.

Embrapa & Escola
Existem dois tipos de modalidades do programa Embrapa & Escola. Numa delas, a equipe do programa promove atividades na própria escola, a convite da instituição de ensino ou por proposição dos centros de pesquisa da Embrapa e, na outra, os estudantes percorrem laboratórios, campos experimentais e outras instalações, a partir de agendamento prévio com os centros de pesquisa da Embrapa.

Informe à imprensa: Léa Cunha (DRT-BA 1633)
Embrapa Mandioca e Fruticultura

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top