
O umbuzeiro, árvore da caatinga que deu de beber e de comer a Antônio Conselheiro, à volante de Lampião, a Euclides da Cunha, ao artista Tonzé e tantos milhares de tropeiros que cortaram esses sertões nordestinos, agora dá também cerveja de esmerada qualidade e chega à experimentação na primeira edição do “Bahia Rural Contemporânea”, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR), durante a 29ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro 2016), realizada no Parque de Exposições de Salvador de 26/11 a 04 de dezembro. A amostra para degustação durante a Fenagro despertou a gula dos cervejeiros que por lá passaram.
No espaço destinado ao agronegócio, os visitantes tiveram a oportunidade de degustar e adquirir o produto, além de conhecer o processo de fabricação artesanal da Saison Umbu (nome de batismo), da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), localizada no município de Uauá, sertão do semiárido baiano.
O responsável por um dos maiores destaques é o jovem cervejeiro da comunidade tradicional Serra da Besta, em Uauá, Emanuel Messias Almeida. Segundo ele, a primeira vez que a cerveja foi fabricada, a cooperativa forneceu somente a polpa. “Não nos contentamos em apenas fornecer a matéria prima, queríamos mais, e buscamos alternativas”, disse.
Messias se capacitou participando sobre o tema. “Aprendi sobre a cerveja artesanal e o processo de fabricação. Saí de Uauá com a missão de desenvolver a receita de umbu, com estilo Saison, e voltei com a missão cumprida. Hoje a cerveja tem matéria prima e essência baiana”, enfatiza Almeida. Até domingo (4/12), os visitantes foram conferir o espaço de demonstração das agroindústrias da agricultura familiar implantadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) no interior baiano. Fonte: Ascom/SDR





Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.