REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Cidades » Caetité » “Respeito à liberdade, apreço à tolerância” foi tema do desfile do 2 de julho em Caetité

“Respeito à liberdade, apreço à tolerância” foi tema do desfile do 2 de julho em Caetité

2 julho caetite

O tradicional desfile cívico do 2 de julho, realizado pela Prefeitura de Caetité, teve este ano como tema “respeito à liberdade, apreço à tolerância”. Escolas da rede municipal e estadual de Educação, além dos grupos de montaria, apresentaram lindas alegorias que mostraram a importância do respeito às diferenças, além da força da luta por uma Bahia independente.

A festa começou ainda na noite de 1º de julho, quando depois da tradicional “Levada da Cabocla”, a banda 100 Parea, levou uma multidão à Praça da Catedral, definido como inesquecível para os presentes. Na manhã do dia 02/07, a partir de 8h, o evento já começava a fazer valer os esforços da administração municipal para garantir o sucesso do desfile que, a cada ano, supera as expectativas de público.

2 julho caetite 2

Riqueza cultural, rigor, beleza, criatividade e participação popular marcaram a manifestação que destaca o município nos cenários estadual e nacional. Comemorar a Independência do Brasil na Bahia é, sem dúvida, um dos momentos importantes no calendário das festividades cívicas para as comunidades do Sudoeste baiano.

Realizado pela Prefeitura de Caetité, através das secretarias de Educação e de Cultura – com envolvimento das demais pastas municipais – o desfile cívico contou com a participação de escolas municipais e estaduais, fanfarras, Forças Armadas Brasileiras, filarmônicas, Maçonaria, Desbravadores, vaqueiros, trabalhadores rurais com carros de boi, comunidades quilombola do município, além dos 28 grupos de montaria, que sempre são um destaque à parte da festa.

2 julho caetite3

O desfile contou, também, com a participação inédita de índios tupinambás, que emocionaram, mostrando as raízes de um povo que nunca parou de lutar. O prefeito Aldo Gondim, destacou a importância de realizar um evento cívico tão importante que representa e simboliza a luta dos baianos em prol da busca da liberdade.

“A independência da Bahia, consolidou a independência do Brasil. Então, é, sem dúvidas, um marco na história do nosso povo, sempre lutador. Agradeço, de forma muito especial, todos os funcionários da prefeitura municipal, que se dedicaram para que tudo acontecesse da melhor forma possível”, declarou o prefeito, e destacou ainda a importância da realização do TE DEUM, após o desfile cívico, que é um ofício de ação de graças a Deus.

A secretária de Educação, Iamara Junqueira, destacou a importância do trabalho de uma equipe que trabalha em parceria e cumplicidade, para que o evento fosse contemplado por todos. “Espero, de coração, termos conseguido tocar a todos com um tema tão importante”.

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top