REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Plantão de Notícias » Arquivo de Notícias » Praça Guanambi na capital paulista é reverência à natureza e homenagem aos nordestinos

Praça Guanambi na capital paulista é reverência à natureza e homenagem aos nordestinos

Localizada na efervescência da Zona Leste da capital, a Praça Guanambi, com mais de 9 mil metros quadrados de espaço, é um oásis em meio aquela selva de pedras. (Pesquisa Google Inagem).

Localizada na efervescência da Zona Leste da capital, a Praça Guanambi, com mais de 9 mil metros quadrados de espaço, é um oásis em meio àquela selva de pedras. (Pesquisa Google Maps).

__________Por: João Martins / Editor

Quem quer faz e não manda fazer! Uma das maiores praças (se não a maior) de Guanambi fica em São Paulo, na Zona Leste daquela capital. Quem diria! Desde 8 de novembro de 1978 – pelo DECRETO nº 15.450 de 08/11/1978 – do então prefeito Olavo Setúbal, o “Parque Cruzeiro do Sul”, localizado no bairro de São Miguel Paulista, passou a ser denominada “Praça Guanambi”, por desejo e indicação do então vereador daquela capital, Aurelino Soares de Andrade, um baiano nascido no distrito do Gentio (Ceraíma), Guanambi.

Praça Guanambi. Foto: Júlio Matura

Praça Guanambi. Foto: Júlio Matura

Localizada em uma das regiões mais efervescentes da capital, na Zona Leste, uma das mais habitadas da capital, a Praça Guanambi, com mais de 9 mil metros quadrados de espaço, é um oásis em meio aquela selva de pedras. Tanto é nobre que os moradores daquela regional a denominam de “Veneza de São Miguel”, pelo estilo das construções das suas casas.

Aurelino de Andrade, por sua sempre prestimosa reverência aos seus conterrâneos, nunca se esqueceu de homenagear sua gente. Com o aval dos paulistanos, inumeráveis obras foram edificadas em favor aquela gente, principalmente dos milhares de nordestinos que ali buscaram um lugar ao sol.

Praça Guanambi. Foto Júlio Matura

Praça Guanambi. Foto: Júlio Matura

O parque ganha passarelas de madeira, centro de referência de idosos, academia de ginástica ao ar livre, pista de caminhada e arena multiuso, administração de sanitários e muitas outras. Foto: Júlio Matura

Praça Guanambi. Fotos: Júlio Matura

A Praça Guanambi passou recentemente por intervenções de Revitalização drenagem do terreno com instalação de tubos de PVC, manta geotêxtil, canaleta e grelha de concreto. Instalação de brinquedos de madeira e aparelhos para pessoas da Terceira Idade Plantio de grama e recomposição da jardinagem Piso de concreto armado nas pistas para pedestres e no interior da praça Quadras poliesportivas Sanitários

A Praça Guanambi passou recentemente por intervenções de Revitalização:
drenagem do terreno com instalação de tubos de PVC, manta geotêxtil, canaleta e grelha de concreto; Instalação de brinquedos de madeira e aparelhos de ginástica para pessoas da Terceira Idade; plantio de grama e recomposição da jardinagem; piso de concreto armado nas pistas para pedestres e, no interior da praça; quadras poliesportivas; sanitários e outras estruturas. Fotos: Júlio Matura.

Aurelino de Andrade: um preservacionista

Aurelino Soares de Andrade sempre defendeu ações preservacionistas no que tange à preservação do meio ambiente e as tradições culturais de cada gente, onde quer que se reunisse socialmente. Fotografia_CMSP

Aurelino Soares de Andrade sempre defendeu ações preservacionistas no que tange à preservação do meio ambiente e as tradições culturais de cada gente, onde quer que se reunisse socialmente. Fotografia CMSP

 316.430.6 Gabinete. Paula Ferraz de Oliveira ...  E por ser o parlamentar baiano/paulistano um preservacionista nato, foi buscar na origem do nome “Guanambi”, que em Tupy-Guarany significa “Beija-Flor”, e que, coincidentemente, foi o primeiro nome do seu município berço natal, sugeriu batizar aquele espaço de São Miguel Paulista (seu maior reduto eleitoral) de “Guanambi”, querendo assim, ao mesmo tempo, homenagear as centenas de milhares de nordestinos que o tinham como líder.

Titular incontestável de nove mandatos de vereador da capital paulista, durante 36 anos de legislaturas consecutivas (1956-1992), Aurelino Andrade (que faleceu em 2017) deixou inapagáveis marcas do seu talento parlamentar.

Homenagem

Essa é apenas uma introdução para falarmos das virtudes do saudoso baiano de Guanambi, que, se ainda estivesse entre nós, estaria completando 101 anos hoje (04/12).

Aurelino Soares de Andrade chegou à capital paulista em 1939, aos 17 anos de idade, saindo de Guanambi, sua terra natal, em busca de uma oportunidade de trabalho e de vida, e foi morar no bairro de São Miguel Paulista. Ali, não demorou a ser notável e assumiu posições de destaque como líder sindicalista já trabalhando na Nitro Química.

Para se ter uma ideia da perseverança política de Aurelino, no início da sua vida pública o prefeito era Adhemar de Barros; já quando deixou a Câmara Municipal como parlamentar, a prefeita era Luiza Erundina.

Andrade ganhou proeminência política especialmente por atuar em defesa da Zona Leste de São Paulo e foi um dos responsáveis por levar as primeiras estruturas para aquela regional: linhas e ônibus, escolas, hospitais e postos de saúde, delegacias, estruturas de saneamento básico, áreas de reuniões sociais, e muitas outras.

Durante os quase 40 anos de vida parlamentar naquela capital, outros logradouros públicos homenageiam, a pedido de Andrade, alguns conterrâneos , a exemplo do “Asilo São José”, em memória de Pedro Soares de Andrade, das Ruas “Eulália Felisberta Oliveira” e “Rua Lessa”.

Aurelino de Andrade se orgulhava de, na época, no Partido Social Progressista (PSP), – ainda na primeira metade da década de 1960 – ter sido o autor de um dos projetos mais importantes da cidade: o que instituiu o Serviço de Preservação dos Monumentos Públicos da Capital.

Reunião de Líderes

Na reunião do Colégio de Líderes de terça-feira (26/9/2017), o então presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Milton Leite (DEM), comunicou o falecimento do colega parlamentar e prestou-lhe homenagem. E declarou: “Nada mais justo. Ainda mais em se tratando de um vereador de nove mandatos nesta Casa. Então, não será aberta a Sessão hoje [em homenagem]. Amanhã publicaremos a mesma pauta para darmos o encaminhamento”, disse.

Fontes: Câmara Municipal de São Paulo. Subprefeitura de São Miguel Paulista: Sub-prefeito Fernando Vellucci  e o Engenheiro Napoleão V. Peixinho, e Aurélio Andrade. 

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top