
Especialistas de diversas áreas dão dicas que vão desde a preparação para o vestibular, passando pela rotina de estudos na faculdade, até o dia a dia pós-formação. (Divulgação)
Salvador – O Dia do Médico, celebrado neste sábado, 18, será marcado por receitas para quem cursa, quer cursar ou já segue a carreira médica. Para isso, especialistas da Afya, grupo de educação e soluções médicas do país, se mobilizaram para uma prescrição especial.
“A quem já ingressou na faculdade a recomendação é foco na rotina. Os primeiros anos de quem já identificou o sintoma da vocação e já cursa medicina são intensos e exigem doses extras no ritmo de estudos. Monitore os níveis de motivação e autoconfiança. Oscilações são normais em períodos de exames. Para isso, a injeção de resiliência se torna o melhor antídoto para o cansaço. Buscar experiência prática ajuda no aprendizado e no desenvolvimento profissional”, destaca Isnaya Araújo, coordenadora do curso de medicina da Afya Guanambi.
Já para aqueles que se preparam para o vestibular, o reitor da Afya Salvador orienta: “A rotina deve ser estratégica, com um cronograma de estudos e doses homeopáticas de pausas para uma rotina equilibrada, evitando o esgotamento mental ou físico. Além disso, simulados e provas antigas permitem a familiarização com os estilos de provas, identificação dos pontos fracos e no treino da gestão do tempo. A prática de atividade física uma vez ao dia é necessária para amenizar a pressão nos estudos e manter o corpo saudável”, explica o gestor.
E essa é uma excelente época para lembrar a esses estudantes que a Afya está com inscrições abertas para o maior vestibular de medicina do Brasil. Ao todo, são oferecidas 1.553 vagas em todo o país, sendo que, somente para a Bahia são 356 oportunidades: 150 para a Afya Salvador, 73 em Itabuna, 75 para a Afya Vitória da Conquista e 56 em Guanambi, que serão preenchidas através do Vestibular Unificado, por onde o candidato pode escolher, entre as 33 escolas do grupo, até três opções para se tornar universitário ainda no primeiro semestre de 2026. As inscrições podem ser realizadas no site facamedicina.com.br e as provas acontecem agora em 26 de outubro.
Os candidatos aprovados no Vestibular Afya 2026.1, poderão estudar com uma metodologia exclusiva. Através dela, eles terão vivências práticas, através de estudos de casos reais, e professores que estão no mercado atuando como médicos. Isso, além de favorecer o aprendizado, permite insights sobre as diferentes áreas de atuação para que o aluno planeje seu futuro e é um grande diferencial oferecido pela instituição.
A mensagem para médicos recém-formados ou que já atuam há tempos na profissão é de dedicar-se também ao autocuidado: “Se já atua na área, faça um check-up regular da alma. O exercício da medicina é nobre, mas o autocuidado é essencial. Aplique doses diárias de motivação para fortalecer a vocação, ingira comprimidos de empatia para escutar pacientes e colegas de profissão. Não esqueça das vitaminas de atualização, a área médica exige estudos por toda a vida, e do xarope de humanidade, já que atrás de cada diagnóstico, há uma história de vida”, destaca Avner Almeida, coordenador do curso de medicina da Afya Itabuna.
Com 33 unidades espalhadas pelo país, mais de 20 mil alunos, 18 mil médicos formados e 30 anos de tradição, a Afya é a companheira de 90% dos médicos do país. Seja através de seus cursos de pós-graduação, preparatórios para residência e até tecnologias que ajudam no diagnóstico ou na gerência de clínicas e hospitais, a Afya está presente no dia a dia de cada um deles.
Sobre a Afya
A Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina e 22 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 20 mil alunos formados nos últimos 25 anos.
Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar.
Informações à Imprensa: Darana RP
Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.