REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Cidades » Caetité » INB testa peróxido de urânio em lugar de yellowcake

INB testa peróxido de urânio em lugar de yellowcake

Planta piloto testa o processo em menor escala

Planta piloto testa o processo em menor escala

As Indústrias Nucleares do Brasil – INB realizaram no início do mês, em Caetité, testes em planta piloto para produção de peróxido de urânio, que será o novo produto final da unidade após a duplicação da planta química. Atualmente o que sai de Caetité é o diuranato de amônia, um pó de coloração amarela, conhecido como yellowcake.

Segundo o coordenador de produção, Luiz Alberto Gomiero, a INB segue uma tendência mundial que prevê a substituição da amônia por água oxigenada (peróxido de hidrogênio). “A legislação internacional está mais restritiva quanto ao uso da amônia no processo”, explica.

O engenheiro de processos, Heraldo Rangel, destaca ainda a vantagem na troca desses precipitantes. “A amônia exige cuidados especiais quanto ao uso, estocagem e descarte. Já a água oxigenada gera um produto de melhor qualidade e com menos impurezas”.

Os testes, realizados durante uma semana, de forma ininterrupta, confirmam a viabilidade do processo. “A planta piloto, composta por tanques de precipitação e um espessador, simula o processo que a empresa deverá adotar após a duplicação”, relata Rangel.

A INB Caetité precisará dobrar sua produção de 400 para 800 toneladas para atender a demanda nacional que aumentará com a conclusão da usina de Angra 3. O projeto básico de duplicação será realizado por empresa a ser contratada em julho e cuja execução do trabalho deve durar cerca de oito meses. A duplicação da planta química está prevista para ser iniciada em meados de 2017.

Equipe de técnicos da INB que participou do projeto

Equipe de técnicos da INB que participou do projeto

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top