REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Plantão de Notícias » Arquivo de Notícias » Sustentabilidade na construção civil passa por reduzir desperdícios em canteiros de obras

Sustentabilidade na construção civil passa por reduzir desperdícios em canteiros de obras

Construção civil no Brasil gera em torno de 87,2 milhões de metros cúbicos de resíduos/ano: 520 kg por habitante a cada dia. Foto: relacionada /reprodução Google

Construção civil no Brasil gera em torno de 87,2 milhões de metros cúbicos de resíduos/ano: 520 kg por habitante a cada dia. Foto: relacionada /reprodução Google.

Segundo informações da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon), atualmente, no Brasil, são produzidos 520 kg de resíduos por habitante a cada dia. Ainda de acordo com o órgão, a construção civil gera, por ano, em torno de 87,2 milhões de metros cúbicos de resíduos. Justamente por causa destes dados, a previsão de um futuro produtivo para o setor se baseia na busca por processos mais industrializados e tecnológicos, para que os recursos sejam utilizados de forma mais racional e alinhada com o propósito de reduzir desperdícios em canteiros de obras.

De acordo com a Diretora de Marketing da empresa de revestimentos inteligentes Ecogranito, Simone Las Casas, além de adotar diversas práticas para amenizar os impactos da indústria de construção civil ao meio ambiente, é preciso incentivar os colaboradores a inovarem, por meio da implementação de melhores práticas para a execução dos serviços, sempre em concordância com o conceito de sustentabilidade corporativa. “Neste sentido, projetos de engenharia civil e arquitetura inteligentes devem ter como foco o melhor aproveitamento das características do terreno e também da natureza, tais como, a iluminação solar natural para poupar o uso de lâmpadas quando a construção estiver finalizada”, explica.

Plástico reciclado, madeira de reflorestamento, concreto reciclado – concreto aproveitado a partir da demolição de outros edifícios – são algumas opções de materiais que podem ser usados para reduzir o impacto ambiental. Outra alternativa é o próprio Ecogranito, que é gerado a partir do beneficiamento de resíduos de granito e mármore, provenientes da exploração de jazidas, é composto de resinas aquosas, que não prejudicam o meio ambiente e, além disso, utiliza o reaproveitamento de água em sua cadeia produtiva.

“A questão não é substituir o trabalho manual, mas adaptá-lo para o avanço tecnológico. Deste modo, é possível obter uma grande diminuição de custos e o aumento de produtividade, com o mínimo impacto ambiental possível”, avalia Simone.

Por: Jornalismo Naves Coelho

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top