REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Agronegócios » Rural Produtivo: buriti, feira agroecológica e biscoito salgado de licuri, neste sábado (6/11)

Rural Produtivo: buriti, feira agroecológica e biscoito salgado de licuri, neste sábado (6/11)

Na comunidade Brejo Dois Irmãos foi implantada uma Unidade de Beneficiamento de Buriti e ofertada capacitação técnica, com o intuito de agregar valor à produção, diversificar a capacidade produtiva e preservar o buriti. Foto: divulgação.

Na comunidade Brejo Dois Irmãos foi implantada uma Unidade de Beneficiamento de Buriti e ofertada capacitação técnica, com o intuito de agregar valor à produção, diversificar a capacidade produtiva e preservar o buriti. Foto: divulgação.

O Rural Produtivo deste sábado (6), vai conhecer a produção da Unidade de Beneficiamento do Buriti, no município de Pilão Arcado, e a Feira Agroecológica em Sento Sé. E também vai mostrar a produção agroecológica no município de Bom Jesus da Lapa. Ainda tem uma receita de biscoitinho salgado de licuri e música com Jó do Acordeon e Charles Eluran. Sempre aos sábados às 14h, o programa tem horário alternativo nas segundas-feiras, às 6h30, e nas quintas-feiras, às 20h, na TVE.

Na comunidade Brejo Dois Irmãos foi implantada a Unidade de Beneficiamento do Buriti e ofertada capacitação técnica com o intuito de agregar valor à produção, diversificar a capacidade produtiva e preservar o buriti, complementando o trabalho manual tradicional. Atualmente, são comercializados doce, licor e polpa de buriti, impulsionando a economia local.

O programa foi até o município de Sento Sé conhecer a Feira Agroecológica que acontece no pátio da Academia do Idoso. Reúne alimentos produzidos por famílias de 12 comunidades rurais, toda sexta-feira. Com as ações e parcerias, os agricultores são assistidos com acompanhamento técnico durante o ciclo de produção e comercialização, garantindo segurança alimentar e contribuindo para a geração de renda.

Em Bom Jesus da Lapa, na comunidade quilombola Fortaleza, o cultivo de alimentos nutritivos passa por gerações. São cultivadas hortaliças, frutas, verduras, plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e criação de aves, valorizando a diversidade dos produtos, da cultura e do saber local. Por meio de ações, os produtores recebem orientação técnica rural, colaborando para impulsionar o consumo e as vendas na região.

Ainda nesta edição, a agricultora e sócia da Associação Licuri Várzea da Roça, Djanira Reis, vai ensinar a receita de biscoitinho salgado de licuri, no município de Várzea da Roça. E para finalizar, música com Jó do Acordeon e Charles Eluran, do município de Juazeiro.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.

————————————–

Fonte: ASCOM / TVE Bahia / 107.5 Educadora FM

Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top