
A expectativa da organização é receber mais de 600 mil visitantes nos 70 mil metros quadrados de área de exposições do agronegócio, com projeção de faturamento da ordem de R$ 4 bilhões. (Foto: http://www.al.rs.gov.br)
O Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS abre, manhã deste sábado (27/8), seus portões para a 45ª Expointer, depois de dois anos suspensa em razão das restrições pandemia da covid-19. O ato contou com a participação do governador Ranolfo Vieira Júnior, de secretários de Estado e do prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal. Por conta do evento, a sede do Executivo estadual foi transferida para o Parque de Exposições durante os nove dias de realização da feira por ordem do governador.
Festejando um céu limpo e ensolarado e a temperatura agradável, grande público festejou o início das atividades da Expointer, movimentando o parque no primeiro dia do evento que não ocorria em sua plenitude desde 2019.
Sobre o evento, o governador Ranolfo Vieira Júnior disse que a 45ª edição traz o sentimento de retomada. “A Expointer sempre foi o momento em que o Rio Grande do Sul mostra ao Brasil e ao mundo a força da sua maior vocação, que é o agronegócio”, exaltou o governador em nota à imprensa. Destacando ainda: “Nos últimos anos, assim como no mundo todo, fomos golpeados pela pandemia e, embora a feira tenha sido realizada com restrições, a verdadeira retomada, inclusive com um sentido de resiliência, está ocorrendo nesta edição. Nossas expectativas são as melhores possíveis”.

Governador interagiu com expositores e visitantes no primeiro dia da Expointer 202. Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini
Na avaliação dos organizadores, a Expointer, uma das maiores e mais tradicionais feiras agropecuárias da América Latina, vai até 4 de setembro. Nesta edição, foram inscritos 6.378 animais, sendo 5.093 de argola, o que corresponde a 80% do total, e 1.285 rústicos, equivalente a 20%. O Pavilhão da Agricultura Familiar, um dos espaços mais queridos e visitados da feira, tem 337 expositores, com grande variedade de produtos de agroindústrias familiares, além dos setores de plantas e artesanato.
A expectativa da organização é receber mais de 600 mil visitantes, que poderão aproveitar os 70 mil metros quadrados de área de exposições do agronegócio, eventos técnicos, oficinas, julgamento de animais e leilões, além de uma programação artística e cultural, que não era realizada de forma presencial desde 2019. A projeção de faturamento para esta edição é de R$ 4 bilhões.
Inovação no agronegócio
Uma novidade deste ano é o RS Innovation Agro, voltado à inovação no agronegócio. O espaço é um hub para compartilhar, debater e divulgar soluções tecnológicas e de inovação no setor do agronegócio e contará com a exposição de mais de 60 startups, dez empresas e 100 palestrantes.
Presença do Clube Agro Brasil
O Clube Agro Brasil, primeiro programa de relacionamento multimarcas do agronegócio brasileiro, é uma das presenças marcantes na Expointer2022, assim como a Elanco Saúde Animal.
Com Informações da: Expointer e Planalto Platini
Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.