REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Destaques » Em festa, FG inaugura nova sede

Em festa, FG inaugura nova sede

As famílias Santana e Duarte mais o ex-governador Nilo Coelho descerraram a placa

As famílias Santana e Duarte mais o ex-governador Nilo Coelho descerraram a placa

O espaço de 18.000 m2 edificados do novo Campus da Faculdade Guanambi (FG) ficou tomado pelos muitos convidados à inauguração. Foi uma festa de abraços, discursos e aplausos na noite do dia 28 de agosto último, que marca uma fase na história da educação superior no interior da Bahia. A solenidade contou com presença de representantes de diferentes segmentos da sociedade regional, além de alunos, professores e corpo técnico da instituição. A nova sede está localizada na Av. Senador Nilo Coelho, na entrada de Guanambi.

A professora Cátia Guimarães, representando o corpo docente no cerimonial, destacou a emoção ao ver a realização de um sonho que foi compartilhado por todos ao longo dos últimos anos. “Tenho orgulho em dizer que faço parte da família FG”, declarou a professora ao abrir a série de discursos.

O diretor acadêmico e administrativo, Georgheton Nogueira, fez um relato dos 12 anos de vida da instituição e suas metas, destacando a disposição dos sócios mantenedores, Pedro Duarte e Zelito Santana, “que investiram pesados recursos para oferecer educação superior de qualidade no sertão baiano”. Ele destacou, ainda, a importância da FG para a economia de Guanambi e região e os serviços sociais oferecidos pela instituição.

Para o sócio, Joselito Batista de Santana, “O sonho da nova sede da FG só foi possível porque foi realizado coletivamente”, lembrando a trajetória da faculdade, desde a criação das turmas iniciais de Administração e Ciências Contábeis até a inauguração de uma das mais modernas estruturas no ensino superior do interior do Nordeste.

Felipe Duarte discursou para os muitos convidados da sociedade regional presentes

Felipe Duarte discursou para os muitos convidados da sociedade regional presentes

Não menos feliz pela conquista, o outro sócio mantenedor e diretor-geral da FG, Felipe Gabriel Duarte, também fez uma retrospectiva da história da Faculdade, lembrando nomes da esfera política, comercial e acadêmica que contribuíram para o desenvolvimento da FG. “Nossa instituição constitui um importante centro de construção do saber e guarda os sonhos de milhares de famílias”.

Para o sócio fundador, Pedro Gomes Duarte, “é um momento de extrema felicidade em poder contribuir para Guanambi com esta estrutura belíssima e poder oferecer a tantas famílias desta região a possibilidade de formação dos seus filhos perto de suas cidades”.

Ao comentar sobre o empreendimento, o ex-governador da Bahia e ex-prefeito de Guanambi, Nilo Coelho, grande incentivador do projeto, disse: “Fico feliz com este evento porque acreditei que aqui poderia ser um pólo de educação regional, não pela grandiosidade das construções nem pela beleza desta obra, mas principalmente pelo que sai daqui: os engenheiros, os advogados, os biomédicos e tantos outros profissionais. Guanambi não pode ser uma cidade voltada à agricultura, porque as terras são pobres, e não é na agricultura que ela vai ter o seu futuro e nem na indústria, porque aqui não tem a matéria prima. Então, ela pode ser na Educação um grande pólo”.

Homenagens – A FG prestou homenagens a personalidades que fazem parte da história de Guanambi. O Centro Poliesportivo foi batizado com o nome “Mosquito”, em homenagem ao desportista Valdir Vitor da Silva, um destaque do esporte regional. Outra singular homenagem foi prestada ao saudoso Gegê Bakana, ex-aluno da FG, grande promotor cultural de Guanambi, emprestando o seu nome à Praça de Convivência. Outra homenageada foi a professora Nice Amaral, nome na biblioteca da Faculdade. O prédio principal do campus homenageia Joselito Santana e Pedro Duarte, sócios mantenedores da instituição.

O novo campus, com 18.000 m2 de área edificada,  tem estrutura modelo para a Bahia

O novo campus, com 18.000 m2 de área edificada, tem estrutura modelo para a Bahia

O campus – O novo campus FG oferece moderna estrutura, que harmoniza comodidade, conforto, lazer e integração, compondo um ambiente extraordinário para o desenvolvimento do conhecimento humano. A estrutura física Campus tem área de 30.000 m², com uma edificação de 18.000 m²: 40 salas de aula, laboratórios de informática e de práticas de ensino aos cursos de saúde. Dispõe os setores administrativo e acadêmico, espaço de convivência para alunos, quadra poliesportiva, além de estacionamento planejado para mais de 250 veículos. A Biblioteca ocupa espaço de 900m², com acervo de mais de 30 mil exemplares, com 11 salas de estudo de grupo, equipadas com TV, ar condicionado, vídeo e acesso à internet, e gabinetes de estudo individualizados e videoteca.

As salas de aula, todas climatizadas, estão equipadas com sistemas de audio e vídeo. Cada uma recebeu o nome de uma das cidades das regiões do médio São Francisco e Serra Geral, uma forma de homenagear os alunos.

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top