REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Beleza & Bem Estar » Agenda Cultural » Paisagens brasileiras dos séculos XVI a XIX estão em exposição no Espaço INB

Paisagens brasileiras dos séculos XVI a XIX estão em exposição no Espaço INB

espaco inb

O Brasil retratado em diferentes momentos da sua história, nos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX. É o que mostra a nova exposição temporária do Espaço INB – “Maravilha de Cenário” – inaugurada no dia 16 de outubro, em Caetité (BA). A mostra reúne reproduções de pinturas e gravuras de paisagens brasileiras, a partir dos olhares de viajantes, cientistas e artistas daqules tempos.

As obras, originalmente elaboradas com as técnicas de pintura a óleo, aquarela e nanquim, são de integrantes da Comissão Artística Holandesa, trazida ao nordeste do Brasil por Maurício de Nassau, no século XVII, e da Missão Artística Francesa promovida por D. João VI no início do século XIX, além de outros artistas e pesquisadores.

“A partir do descobrimento, nós temos a vinda de artistas ao Brasil que passaram a retratar, principalmente para o público europeu, na visão do europeu, aquela natureza riquíssima e totalmente estranha para eles. Nossas paisagens eram retratadas, num primeiro momento, para que o europeu tivesse a curiosidade e investisse numa vinda ao nosso país”, explica o historiador André Koehne, consultor da exposição.

Este primeiro momento durou cerca de 200 anos para, em seguida, dar lugar a novas formas de ver o Brasil. “Em um segundo momento, vamos encontrar a vinda de missões científicas visando retratar já um Brasil como nação. E, num terceiro e último momento, temos artistas europeus e também brasileiros retratando a nossa paisagem para que nós, brasileiros de ponta a ponta deste gigantesco país, tivéssemos uma identidade nacional”, esclarece o historiador.

Durante a exposição, os visitantes vão contar com monitores que foram capacitados para passar informações sobre as obras, explicando em que momento da história cada uma foi produzida e por quais artistas.

espaco inb 2André acredita que a exposição “Maravilha de Cenário” contribui para valorização das nossas paisagens naturais: “A gente precisa valorizar a nossa natureza, ter consciência de que isso tudo é perecível; é importante despertar essa consciência ecológica, e a INB vem fazendo isso mais uma vez”.

A exposição foi montada em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) e não tem data marcada para terminar: “o prazo vai depender do fluxo de visitas e do interesse da comunidade”, disse Aloísio Gomes Filho, coordenador do evento.

O Espaço INB estará aberto à visitação de terça a sexta, das 9h às 16h, e sábado, das 9h às 12h. Como tem feito em outras amostras, a casa atende a grupos organizados, desde previamente agendados. A entrada é gratuita. Contatos podem ser feitos pelo tel. (77) 3454-3600. Fica localizado na Praça da Catedral, no Centro de Caetité.

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top