REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Beleza & Bem Estar » Agenda Cultural » GUANAMBI completa 100 ANOS nesta quarta (14/8)

GUANAMBI completa 100 ANOS nesta quarta (14/8)

Guanambi: Beija-Flor ou BEJA das Flores?

Guanambi: Beija-Flor ou BEJA das Flores? (Foto Joao Martns/Revista Integração Bahia)

POR: JOÃO MARTINS | Revista Integração Bahia

O município de Guanambi completa neste 14 de agosto 100 anos de emancipação politicoadministrativa. Escritores regionais e pesquisadores acadêmicos têm publicado diferentes históricos sobre os primeiros momentos de Guanambi. São dados precisos, contudo, as datas sobre suas elevações politicoadministrativas, as confirmadas pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Documentos históricos apontam que os limites de Guanambi eras Integrantes da Sesmaria da Casa da Ponte, dos Guedes de Brito. Afirmam também que o povoamento do lugar iniciou-se por volta de 1742, por imigrantes portugueses que aqui se estabeleceram nestas vazantes do Rio São Francisco. Especialmente nas planícies do rio das Rãs, à sua margem direita, e na confluência do Rio Carinhanha, à esquerda do Velho Chico, lembramos dois expoentes desses imigrantes portugueses, dos mais influentes dos anos de 1.700: Manoel Nunes Viana (que chegou a ser governador das Minas diamantinas), do lado de Carinhanha, e Francisco Pereira de Barros—o Pereirinha – o fundador da Vila de Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens – em Monte Alto. Ambos foram grandes criadores de gados bovino, muar e equino durante as primeiras décadas de 1.700.

Nesses primeiros números notamos contradições, pois como se sabe, existe documento comprovando que nesse mesmo ano (1742) faleceu o fundador de Monte Alto, certamente depois de viver décadas nesta planície do rio das Rãs, assim como também viveu Nunes Viana.

Beija-Flor ou BEJA das Flores?

Guanambi 100 anos cópiaPodemos considerar que esses dois latifundiários – Francisco Pereira da Barros e Manoel Nunes Viana – serviram de exemplo para novos patrícios do além-mar, estimulados ainda pela ordem Real, que ordenara a multiplicação dos rebanhos nessas terras do Sertão de Cima, longe das planícies litorâneas onde deveria se cultivar tão somente cana-de-açúcar. Muitos desses portugueses que ocuparam nossas terras tinham origem no Distrito de Beja, região do Alentejo, Norte de Portugal. Talvez esteja aí a homenagem ao nome de Beija-Flor ou Beja(é) das Flores. Nosso clima, geografia, índice pluviométrico, estações climáticas bem definidas… tudo se assemelha às de Beja.

TERRAS DE SILVA CASTRO – Há muitas publicações afirmando que em 1870 teve inicio a povoação do atual território de Guanambi, às margens do rio Caraíba de Dentro, onde certamente já existia uma concentração de moradias por conta do numeroso fluxo de tropeiros, bem como pela concentração das saleiras (trabalhadeiras na extração do sal da

terra) nas mediações do rio Carnaíba. Por conseguinte, um vilarejo já se formara a esta altura dos anos, visto que grandes fazendeiros já exploravam essas terras e sustentavam o comércio tropeiro.

Essas terras, no entorno do “Pouso” do Carnaíba, onde certamente cresceu o vilarejo, figuravam no espaço divisório das propriedades e destinado ao livre trânsito de pessoas, tropas e animais da criação, conforme estabelecia a lei das Sesmarias, antes da Lei da Terra de 1850. Um desses precursores, pouco lembrado na história de Guanambi e da Bahia, é o heroico tenente coronel José Antônio da Silva Castro – o Coronel Periquitão, comandante de Tropas – Periquitos do Príncipe – contra as forças portuguesas na Guerra de Consolidação da independência do Brasil e da Independência da Bahia, em 1823.

Periquitão (para quem não sabe, era avô do poeta Castro Alves) mudou-se para Guanambi, para sua fazenda Cajueiro (a 13 km da sede de Guanambi) em 1827 e aqui permaneceu até 21-10-1844, data da sua morte, na dita fazenda, onde foi sepultado. Ele possuía um verdadeiro latifúndio por toda esta região, incluindo Macaúba, Rio de Contas, Candiba, Monte Alto, Bom Jesus da Lapa, além de Cachoeira do Paraguaçu, João Amaro e outras. Nesta região da Serra Geral, especificamente, ele possuía as fazendas: Cajueiro, Sobrado do Brejo, Cubículo, Pintada, Santa Rosa, Volta do São Francisco, Boa Vista, Campo Grande, Fazenda Pindoba, Fazenda Tanque de Juazeiro e outras. Obviamente que as terras onde nasceu Guanambi integravam suas propriedades. Não foi por acaso que o primeiro intendente de Guanambi, Coronel Cajaíba, fora casado com uma bisneta de Periquitão.

Documentos cartoriais atestam que a partir de 1870 a freguesia de Beija-Flor foi se desenvolvendo pelas mãos das famílias de João Pereira de Castro, José Pereira da Silva Castro, Gasparino Pereira da Costa, João Dias Guimarães, Inocêncio Pereira de Oliveira e dentre muitos outros, que intensificaram a exploração da agricultura e da pecuária na região.

FORMAÇÃO POLÍTICA – Em 1870 teve início a formação do povoado denominado Beija-Flor, depois Bela-Flor – primeira denominação legal da freguesia de Guanambi. A formação Administrativa do Distrito, criado com a denominação de Guanambi, se deu pela lei provincial nº 1979, de 23-06- 1880, e lei municipal nº 2, de 08-01-1920, subordinado ao município de Monte Alto. Em divisão administrativa, do ano de 1911, o distrito de Guanambi figura como território do município de Monte Alto. Foi elevado à categoria de vila com a denominação de Guanambi, sede na antiga povoação de Bela-Flor; pela lei estadual nº 1364, de 14-08-1919 foi desmembrado de Monte Alto e constituindo o distrito sede, instalado em 01-01-1920.

 

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top