REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Editorial » INTEGRAÇÃO BAHIA: na idade da maestria

INTEGRAÇÃO BAHIA: na idade da maestria

joao martins editorPor João Martins

Se olharmos pelo espelho, nem parece estar tão longe 1993. Mas se folhearmos as páginas da nossa Revista Integração, editadas nesses 21 anos de jornalismo que completamos neste 2 de fevereiro, verificamos que o caminho foi longo e as “pedras do caminho” foram muitas. Acalenta-nos, em maior relevância, a certeza de termos conquistado milhares de leitores de todo o Brasil, muitos dos quais, colecionadores das nossas 120 edições.

Fazer jornalismo sério, ético e comprometido com a verdade, sem se deixar vencer pelos interesses espúrios, tem sido nosso propósito, embora tenha nos custado mais suor. Mas, em contrapartida, tem-nos rendido mais aplausos dos lúcidos e sensatos cidadãos, dos que vêem nas nossas escritas a verdade e a vontade de fazer uma nação melhor, mais justa e menos dependente.

Escrever uma história de 21 anos, testemunhando cada instante e lustrando-a com provas e não com suposições, tem nos honrado. E fazer tal trabalho numa região tão carente de recursos humanos e materiais, os quais nos faltaram em demasia, nos faz vencedores com maior júbilo.

Não guardamos muitos rancores de quem deveria, mas nada fez para o aprimoramento do nosso trabalho, pois sabemos, com maestria, que tais segmentos não têm compromisso com a ética nem com a com a transparência. Desses, continuamos preferindo a distância.

Nosso sonho de hoje continua sendo o de 21 anos atrás, e permanece inabalável a nossa confiança no futuro desta nação, embora preocupado com os gritos indecisos dos nossos jovens que trilham caminhos pedregosos e sem destino traçado.

Se por descuido deixamos arestas nessa nossa caminhada – o que certamente deve ter acontecido – pedimos sua avaliação, caro leitor, para que erremos menos. Sem uma justa e sensata crítica, ninguém aproximará da perfeição.

O trabalho e a luta para mantermos a nossa Revista Integração Bahia não haverá de ser molestada nem nossos sonhos corrompidos.

Queremos que cada leitor sinta-se testemunho e autor dessa história e da que continuaremos a escrever, se o Onipotente continuar nos guiando.

Sinta-se também congratulado por mais este aniversário, o que nos coloca na idade da “Maestria” – 21 anos – a idade de tornar-se mestre, da maturidade plena.

INTEGRAÇAO BAHIA ONLINE

Já há alguns anos deveríamos estar disponibilizando aos nossos leitores e aos que ainda não são uma edição ONLINE da nossa Revista Integração Bahia. Mas puxado pela responsabilidade de ter que assumir mais essa responsabilidade, fomos brecando esse propósito.

Agora, quando atingimos a marca de 21 anos de circulação interrupta da nossa Revista Impressa, tomamos a coragem e, definitivamente, iniciamos na Era Digital, para mostrar ao mundo, via Internet, a nossa WWW.INTEGRACAOBAHIA.COM.BR.

Não prometemos milagres, tampouco temos a pretensão de oferecer uma Revista Digital ao nível de grandes veículos nacionais. Temos consciência das nossas limitações profissionais e dos recursos para mantermos uma Revista grandiosa nestes rincões da Bahia, onde temos lutado, há três décadas, para oferecer um jornalismo comprometido com a verdade, a ética e o dever de colaborar para uma sociedade mais informada, mais justa e um Brasil mais igual. Isto, sim, é o nosso compromisso.

ACERVO DIGITAL

Sabemos que no decorrer desses 21 anos da Revista Integração da Bahia (Revista Integração do Vale, Revista Integração e, hoje, Revista Integração Bahia) contabilizamos centenas ou milhares de colecionadores da nossa Revista – muitos apenas os artigos, alguns, os Editoriais e muitos outros só nossas fotografias das capas.

Nosso propósito de levar a imagem do sertão baiano a outras plagas continuarão dominando as nossas pautas editoriais. E mais ainda: estaremos disponibilizando página por página das nossas mais de 120 edições, num Acervo Digital, para os que já leram e os que querem conhecer ou pesquisar esse nosso trabalho jornalístico.

Para que possamos oferecer nossa Revista nas suas duas formas – Digital e Impressa – estamos estudando uma maneira barata – de baixíssimo custo – para continuarmos próximos do nosso fidedigno público leitor.

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top