REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Cidades » Caetité » Caravana Cetep inicia atividades de campo

Caravana Cetep inicia atividades de campo

Equipe multidisciplinar do Cetep atende a comunidade

Equipe multidisciplinar do Cetep atende a comunidade

O distrito de Maniaçu (BA) foi a primeira localidade a receber uma ação da Caravana Cetep, projeto patrocinado pelas Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e promovido pelo Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo. No último sábado, estudantes e professores colocaram em prática o que aprenderam em sala de aula e ainda contribuíram para melhoria da qualidade de vida da população local.

Os moradores da região participaram de oficinas sobre A influência da mineração na vida moderna; O luxo e o Lixo; Manejo e benefícios de produtos apícolas; e Empreendedorismo. Além disso, puderam verificar de sinais vitais (pressão, temperatura, respiração e pulso), IMC (peso e altura), teste de Glicemia e tipagem sanguínea. E entre uma oficina e outra, o público ainda teve a oportunidade de apreciar a exposição de fotografias “Valorizando o sertão”.

cetep 2Lucimar Oliveira, estudante do curso técnico em Enfermagem do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo (Cetep) e nascida na região de Maniaçu, participou do evento. Lucimar foi para Caetité em busca do sonho de trabalhar com saúde. Agora, prestes a se formar, retorna a sua comunidade para partilhar o conhecimento que está cultivando na escola. “É muito legal ver o reconhecimento das pessoas, que chegam e falam: mas é você!”

A enfermeira Raema Cotrim, professora do Cetep e articuladora do eixo Meio Ambiente e Saúde, que compreende os cursos de Enfermagem, Controle Ambiental e Análises Clínicas, estava orgulhosa com a atuação dos estudantes. “Os alunos de enfermagem mediram o Índice de Massa Corpórea (IMC), fizeram testes de glicemia, aferiram a pressão sangüínea do público. Os de Análises Clínicas fizeram os testes de tipagem sanguínea”, exemplificou. “Essa interação com a comunidade é fundamental para a construção de conhecimento”, afirmou.

Maria José, moradora de Maniaçu, estava ansiosa para participar e conhecer tudo. “O atendimento foi muito bom, rápido. A gente vê que as pessoas são muito competentes para fazer o que estão fazendo”, disse. Já Maria das Graças, além de participar, levou também a avó, Isolina Maria de Lima, de 84 anos. “Digo para as pessoas para fazer um esforço para participar. Muitos acham que não, mas quando a gente chega aqui tem dúvidas a tirar. Por isso, é bom que aconteça mais vezes”, sugeriu.

Melhorar a qualidade de vida

Formada por professores e alunos do Cetep, a Caravana vai atuar em 16 comunidades rurais e urbanas carentes em Caetité/BA, buscando melhorar a qualidade de vida da população. Estima-se que cerca de 500 pessoas serão beneficiadas com as atividades. Em breve será divulgada a próxima comunidade contemplada. A Caravana Cetep busca atuar a partir dos interesses e condições de cada comunidade, contribuindo para formação profissional e difusão de conhecimento de boas práticas em agricultura, meio ambiente, saúde e radiação.

Maria José e Isolina Maria de Lima aprovaram a atuação dos estudantes

Maria José e Isolina Maria de Lima aprovaram a atuação dos estudantes

Maria José e Isolina Maria de Lima aprovaram a atuação dos estudantes

Maria José e Isolina Maria de Lima aprovaram a atuação dos estudantes

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top