REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Beleza & Bem Estar » Agenda Cultural » Espaço INB promove mais uma exposição científica

Espaço INB promove mais uma exposição científica

inb

As Indústria Nucleares do Brasil (INB), em parceria com o Museu de astronomia e Ciências Afins (MAST), preparam mais uma exposição no seu Espaço INB de Ciência Tecnologia e Cultura, de Caetité. O evento estará aberto à visitação pública a partir de 11 de novembro, com a exposição “A Química na história do Universo, da Terra e do corpo”.

Para o coordenador do evento, Aloísio Carvalho, será certamente mais uma amostra de sucesso de público, tendo em vista a importância do tema e a experiência com outras exposições de temas científicos.

A Química na história do Universo, da Terra e do corpo”entende aQuímica como ciência da transformaçãoda matéria, por meio de uma abordagemhistórica e com suas implicaçõesno cotidiano social. Nos últimosduzentos anos a enorme expansão dosconhecimentos químicos e físicos deuaos materiais um irremediável valor sociale econômico. Associada ao remédio eao veneno, ao bem-estar e ao doping,à produção de combustíveis, à poluição,à contaminação dos alimentos e dosambientes, a Química marcou a evoluçãohistórica do mundo e dos homens.

Antigamente dizia-se que a Química haviasurgido no contraponto da alquimia,então considerada como feitiçaria,bruxaria, heresia. Hoje a Química está nocentro dos debates que buscam encontraro nexo da sobrevivência na Terra, sendosubsídio fundamental da Ecologia. Aomesmo tempo, é a ciência que permiteà Biologia manipular as estruturas doser vivo, operando nos limites da éticacientífica, e à Astronomia desvendar ahistória do Universo.

UNIVERSO

As estrelas nascem, evoluem e morrem. Esse processo evolutivo se define nas transformações da sua composição química. Estudos sobre a nucleossíntese, desenvolvidos na segunda metade do século XX, e análises espectroscópicas, realizadas desde os anos de 1930, possibilitaram determinar tanto a composição química das estrelas quanto sua idade e o seu lugar na galáxia.

Química e Física se confundiram nesses estudos, mostrando que a evolução do Universo se dá por fusões nucleares, no curso das quais a estrela passa por estágios que se alternam em fases de equilíbrio entre a força gravitacional e a pressão da energia das reações nucleares, e de desequilíbrio, quando a estrela esgota seu combustível.

TERRA

Com a quebra da ideia dos quatro elementos – terra, ar, água e fogo – começou-se a explorar o quebra-cabeça químico da natureza. O primeiro passo foi entender a diversidade dos produtos da Terra. Em um momento seguinte, os químicos transformaram as moléculas, por substituição, adição ou transformação de substâncias criando os produtos sintéticos.

Com a intensificação dos processos de transformação química da matéria orgânica e o crescimento da indústria dos sintéticos, alterou-se o equilíbrio energético da vida na terra, trazendo inúmeras consequências socioambientais com as quais temos que lidar cotidianamente.

CORPO

Os seres vivos, na condição de complexos sistemas químicos estão em interação com o ambiente, que os transforma sem cessar por meio de agentes químicos externos ao corpo vivo.

A doença é exemplo de intromissão da química no corpo. A história do câncer, na sua dupla relação com o indivíduo – o ataque da doença e a busca da cura – está associada a uma das mais importantes parcelas da história da química. A descoberta dos elementos radioativos por Marie Curie no século XX levaram à radioterapia e à quimioterapia — formas atuais de tratamento contra o câncer.

  • A exposição: “A Química na história do Universo, da Terra e do corpo”
  • Local: Espaço INB de Ciência Tecnologia e Cultura
  • Endereço: Praça da Catedral, 23 – Caetité/BA
  • Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h; Sábados, das 9h às 12h.

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top