REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Cidades » Bom Jesus da Lapa » Técnicos da Codevasf vão aos EUA conhecer tecnologias de revitalização e navegação fluvial

Técnicos da Codevasf vão aos EUA conhecer tecnologias de revitalização e navegação fluvial

A revitalização do São Francisco se faz urgentemente ou será tarde demais. Foto João Martins

A revitalização do São Francisco se faz urgentemente ou será tarde demais. Foto João Martins

Os brasileiros vão em busca de conhecimento sobre operações de dragagem, técnicas de revitalização de rios, obras fluviais permanentes para a navegação, barragens com estruturas para passagem de peixes, centros de operação e controle por meio de modelos computacionais. O trabalho desenvolvido na rede fluvial dos Estados Unidos pelo Corpo de Engenheiros do Exército (USACE) – cuja expertise nessa área data de mais de um século – será conhecida por uma delegação técnica da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) ao longo desta semana.

O diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas, Eduardo Jorge de Oliveira Motta, o Gerente de Empreendimentos Socioambientais, Sérgio Henrique Alves, e o coordenador do contrato Codevasf/USACE, Rafael Siqueira de Brito, irão visitar o distrito de Mobile (Alabama), o Centro de Expertise em Engenharia Hidráulica em Vicksburg (Mississippi), o Distrito de Portland (Oregon), onde será visitado o Columbia River Project, a Boneville Dam e o Centro de Gerenciamento de Riscos do Bureau of Reclamation em Denver (Colorado).

A missão faz parte das ações desenvolvidas entre Codevasf e USACE no âmbito do contrato de cooperação técnica celebrado em 2011 para prestação de assistência técnica ao longo do rio São Francisco, em regime de tempo integral, com especialistas nas áreas hidráulica, geotécnica, dragagem e engenharia de construção, incluindo outras especialidades. O órgão de engenharia norte americano tem larga experiência em estabilização de margens de rio, controle de erosão, dragagem, escavação em rocha e navegação. Os valores envolvidos nas ações do contrato são da ordem de R$ 8 milhões.

No distrito de Mobile, além de participar de uma reunião onde serão apresentados os resultados da parceria, a equipe da Codevasf irá visitar o local onde está o projeto Deer Island. Em Lousiana, a comitiva irá se juntar aos engenheiros do Centro de Pesquisa em Engenharia e Desenvolvimento do USACE (ERDC) e da Divisão do Vale do Mississipi (MVD) para as visitas guiadas às instalações da ERDC, ao laboratório de hidráulica, à unidade de transporte de sedimentos; aos laboratórios de temas ambientais, de ecossistemas aquáticos e de tecnologia da informação.

Em Denver, Colorado, será visitado o Bureau of Reclamation e os engenheiros americanos farão uma apresentação sobre controle de riscos. Em Portland, Oregon, haverá uma visita a barragem de Bonneville, que tem mais de 80 anos de edificação. Será visitado o projeto de escada de peixes e discutidos os desafios da vida útil e dos processos de manutenção da infraestrutura. Ainda em Portland a equipe irá visitar o projeto de recuperação de ecossistema da baía de Trestle e fará uma inspeção no rio Columbia para conhecer o trabalho desenvolvido pelo USACE.

A equipe do USACE que acompanhará os técnicos da área de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf é composta pelo Coronel do Exército dos Estados Unidos, Comandante do Distrito de Mobile, Jon Chytka, e pelos engenheiros do USACE, Adrien McConnell, Wade Ross, Steve Collinsworth, Robert Anderson, Leanna Principe, Bob Buchholz, Calvin Creech e Jon Gornick.

Um dos principais objetivos dessa missão é trazer novos conhecimentos a serem aplicados ao longo da bacia do rio São Francisco, com vistas a revitalização por meio de tecnologias de controle de processos erosivos, estabilização de margem e dragagem de vias navegáveis, entre outros.

Um comentário

  1. Harlei Cursino Vieira

    É necessário que chova muito no Rio São Francisco para o abastecimento do mesmo!

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top