REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Destaques » Aeroporto de Guanambi está pronto: só faltam os aviões

Aeroporto de Guanambi está pronto: só faltam os aviões

aeroporto guanambi 1

Há anos a comunidade da região da Serra Geral, especialmente de Guanambi, reivindica transporte aéreo em vôos comerciais regulares, mas algo de muito contraditório acontece que não viabilizam tal serviço.

A empresa Azul Linhas Aéreas, uma das interessadas, depois de visitas técnicas, exigências aeroportuárias e negociações com a Prefeitura e com o Governo da Bahia, parece ter chegado ao entendimento e até anunciou que entraria em operação até este mês de dezembro/2015.

Segundo o prefeito Charles Fernandes, a parte física e estrutural do aeroporto – o saguão de embarque e desembarque, a seção contra incêndio (que é outra exigência da ANAC), o caminhão do Corpo de Bombeiros, o treinamento do pessoal da brigada – tudo está totalmente pronto, inclusive a cerca patrimonial do entorno do aeroporto. “Tudo que era para ser feito, foi feito. Agora está nas mãos do governador Ruy Corta; ele é quem tem a força de trazer essa tão esperada linha aérea para Guanambi”, disse.

INCENTIVO FISCAL – Charles Fernandes destacou o empenho do governador da Bahia para trazer uma linha área para Guanambi. Para atrair a companhia o Governo baiano se comprometeu a dar incentivo fiscal, reduzindo de 17% para 6% o ICMS incidente sobre o combustível das aeronaves.

Mas a Azul vem mesmo e quando? – Segundo o prefeito, o país está passando por dificuldade, mas a Azul é a empresa que mais vem se expandido nas linhas regionais em todo o país. “Eles já estiveram aqui e mostraram todo interesse de colar uma linha aqui ligando Belo Horizonte a Salvador, passando por Guanambi”. Charles acredita na proposta da empresa porque será uma linha extremamente rentável, pois vai atender não só Guanambi, mas também outros 38 municípios da região. “Minha expectativa é de que ainda no primeiro semestre de 2016 teremos linha servindo nossa cidade”, disse.

Pode acontecer em janeiro – Segundo o secretário municipal de Planejamento, Jairo Magalhães Silveira, um técnico em segurança da Azul virá a Guanambi neste mês para uma avaliação e emissão do parecer. O último laudo técnico da pista, para saber qual o PCN, também está pronto e já foi encaminhado à Secretaria de Infraestrutura do Estado. Para Jairo, que há mais de três anos acompanha, passo a passo, os processos e tramites para viabilização da linha área para Guanambi, há uma possibilidade real de 95% de o vôo inaugural acontecer já no próximo mês de janeiro.

FALTAM AERONAVES – Ao Blog grandebahiaonline, a Secretaria de Relações Institucionais na Bahia (Serin-BA) informou que a Azul Linhas Aéreas está adquirindo novas aeronaves do modelo ATR 72 – 600, exatamente para vôos regionais, que serão usadas inclusive, no aeroporto de Guanambi. Informaram que a expectativa é que os vôos ocorram ainda esse ano. No entanto, terá que aguardar a chegada das aeronaves, para que a empresa Azul Linhas Aéreas possa iniciar novas linhas na Bahia.

Os aviões ATR 72 – 600, com capacidade para 74 passageiros, utilizados pela Azul – de fabricação francesa e muito utilizados na Europa – são apropriados para pouso em pistas curtas, ideal para serem usados nos aeroportos do interior da Bahia. São econômicos no consumo de combustível (cerca de 1/3 do combustível usado nos jatinhos de outros fabricantes de mesmo porte) e também na manutenção da aeronave.

HÁ 30 ANOS – É bom recordar que na década de 1980, quando Guanambi tinha menos de 50 mil habitantes, o aeroporto local já disponha de linhas aéreas com vôos regulares – pela Nordeste Linhas Aéreas – de manhã e a tarde, para as capitais: Salvador, Brasília, Belo Horizonte e São Paulo, com escala em Vitória da Conquista, Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Montes Claros. E mais: sempre com cargas máximas de passageiros em suas aeronaves do tipo Brasília, para 30 passageiros. Hoje, 30 anos depois, as empresas pretendentes à rota Guanambi fazem imposições de garantia de carga.

4 comentários

  1. Sr redator!!

    A vossa matéria e muito interessante, faz lembrar uma parte da historia da cidade de Guanambi, poucos jovens com idade inferior a 35 anos sabe que esta cidade já teve vôos comerciais regulares nos bons tempos da grande produção agrícola do algodão, inicio de 1980, e do grande canteiro de obras publicas que foi implantada no inicio dos anos 90 pelo o ex governado Nilo Coelho.

    Lembrando que vivi de perto e fui parte desta historia, levo aos leitores da vossa matéria o conhecimento que os aviões usados na época eram os Bandeirantes de 15 lugares e dois tripulantes, os vôos eram de Salvador a Belo Horizonte, Belo Horizonte Salvador, com conexão para embarque e desembarque de passageiros ida e volta: Vitoria da Conquista – Guanambi – Montes claros esporadicamente Bom Jesus da Lapa que entrara na rota no inicio dos anos 90 dada as grandes obras naquela cidade inclusive a construção da ponte do rio São Francisco. Esta historia se findou em meados anos 90 com o fim da empresa Nordeste Linhas Aéreas.

  2. eu sou de caetite moro aquim em campinas se tiver voou em guanambi seri tao bom eu poderia ver os meus ppais mais vez no ano estou torcendo para isto acontecer boa sotre

  3. Debora Santos Poulsen

    Sou de Palmas de Monte Alto, moro na Denmark ja a 19 anos. Fico muito feliz em saber , que em Ganambi ja se encontra um aeroport. Agora vai ser bem mais facil visitar minha familia , sem dizer quer , a populacao vai ter um facilidade enorme e tambem na energencia. Parabens Ganambi.

    • Redação.Integração

      Prezada Debora, por aqui se fala que o aeroporto de Guanambi (agora reformado e ampliado)receberá voos em escala comercial a no próximo mês de agosto, já que a cidade comemora 100 anos de emancipação. Queira Deus desta vez seja verdade o anúncio.
      Cordiais saudações
      João Martins

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top