REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Destaques » Perfil Político: Entrevista com Nelbino Alves Marques

Perfil Político: Entrevista com Nelbino Alves Marques

nelbino alves marques 1

Dono de uma longa biografia política da história contemporânea do município de Candiba/BA, o agropecuarista Nelbino Alves Marques, 67 anos, é um dos nomes mais discutidos para suceder o atual prefeito Reginaldo Martins Prado nas eleições de 2016.

Membro das influentes famílias Alves/Martins e Araújo/Marques, ele foi o primeiro jovem daquele município a se formar Técnico em Agronomia e Agrimessura (pela Escola Federal de Agropecuária de Januária-MG, em 1972). Nelbino Alves Marques foi também o primeiro vice-prefeito eleito de Candiba, depois foi vereador e, por várias administrações seguidas, ocupou os cargos de secretário da Agricultura e Administração e Finanças. Atualmente é vice-prefeito.

Por enquanto tudo é especulação (até porque ainda não é tempo de se formalizar candidaturas) e outros nomes também despontam no cenário político de Candiba, dentre os “Piabas e Surubins” – os dois grupos partidários mais acirrados do município.

A nossa entrevista com Nelbino marca a primeira de uma série que pretendemos publicar nesta e nas próximas edições da nossa Revista até às eleições de outubro de 2016, objetivando levar ao eleitor um perfil dos possíveis candidatos nos municípios da região.

INTEGRAÇÃO – Nelbino, em que pé está essa proposta? Seu nome terá o aval do seu partido e do prefeito Reginaldo Prado em 2016?

NELBINO – Eu, por já ter exercido o cargo de secretário de administração e Finanças durante dois mandatos do prefeito Reginaldo Martins Prado, por ter sido vereador e secretário de Agricultura e atualmente seu vice-prefeito, e pelo bom convívio que sempre tive com ele, existiu, sim, no passado, essa proposta do próprio Reginaldo de eu ser o seu candidato. Mas hoje, pelo que vejo e pelo que ele fala, o candidato dele será o candidato do povão, aquele que melhor pontuar nas pesquisas. Como eu tenho esse longo trabalho prestado ao município e também por ter sido presidente do Conselho do FUMAC – onde conseguimos muitas obras para o pequeno produtor rural de Candiba -, eu acredito que hoje meu nome possa ser avaliado e aprovado pelos produtores e por toda a comunidade do município, bem como espero ser prestigiado pelo próprio Reginaldo.

INTEGRAÇÃO – Quais os partidos e lideranças viriam lhe apoiar?

NELBINO – O partido do próprio prefeito, o PSB, o PDT o PR, o PP e o meu partido, o PRP. Desde que eu possa buscar a aprovação da população candibense e do prefeito, não tenho dúvida de que terei o apoio de todos estes partidos.

INTEGRAÇÃO – O fato de você ter esse longo currículo e vasta experiência em gestão pública, isso conta ponto junto ao eleitorado?

NELBINO – Não resta dúvida que sim. É um currículo político que certamente, diante dos demais pré-candidatos, me dá confiança, e o povo de Candiba já conhece o meu trabalho e as muitas atividades públicas que já exerci em quase todos os momentos da vida política do município, desde sua emancipação em 1962, com exceção apenas do mandato do primeiro prefeito, Tertuliano Joaquim Neto, quando eu não era ainda eleitor.

INTEGRAÇÃO – Primeiro Técnico em Agronomia de Candiba, formado ainda no ano de 1970, você tem uma vivência profissional e convivência com o homem do campo do seu município como poucos. Isso lhe coloca mais próximo do produtor do agronegócio – principal fonte econômica do município. Esses cacifes todos lhe colocam em vantagem perante o eleitorado?

NELBINO – Sem dúvida. Aliás, eu sou o primeiro técnico agrícola não só de Candiba como também de toda essa região, das cidades de Riacho de Santana, Carinhanha, Espinosa (MG) eu fui o primeiro a formar, em 1972. Já naquela época eu fui aprovado num concurso da Associação Nordestina de Crédito e Assistência Rural da Bahia – ANCAR-BA – é a atual EDDA – e fui exercer a função de técnico naquela empresa. Então eu tenho esse trabalho prestado em várias cidades: Cruz das Almas, Castro Alves, Ceraíma, Monte Alto… Foi quando eu retornei a Candiba para atender pedido dos políticos daquela época – Joaquim Neves, Juvêncio Rocha, meu pai [Francisco Marques), Miúdo de Pilões e Aleci Prado para compor a chapa como vice-prefeito (o primeiro vice da cidade), foi quando ingressei na política. Desde então nunca mais parei. Criei 28 Associações de Produtores Rurais no meu município e dei assistência a todos. Com certeza, todos eles conhecem meu trabalho, confiam e acreditam no meu potencial. Eu acredito que essa soma me credencia e o povo reconhece.

INTEGRAÇÃO – Sua experiência na área administrativa também conta ponto?

NELBINO – Com certeza. Aliás, minha experiência nessa área posso afirmar que aprendi com prefeito Reginaldo Martins Prado, que é um grande administrador. Ele até já disse que aprendeu comigo, mas fui eu que aprendi com ele. Se o meu nome for aprovado para ser o sucessor dele, tenho certeza que vou poder contar com essa parceria para dar continuidade e asse trabalho e manter a beleza da nossa princesinha, que é Candiba.

INTEGRAÇÃO – Em resumo, embora ainda distante do prazo das definições partidárias às eleições de 2016, o que já tem de definido para evitar uma nova “guerra” na corrida pela sucessão do Executivo municipal?

NELBINO – Ainda é tudo preliminar, mas eu tenho certeza de que o prefeito já tem na sua cabaça a pessoa certa da sua preferência. Mas, se é como ele diz, que respeita a vontade do povo e que é o povo que escolhe o candidato, então vamos ter que aguardar essa reposta final para as eleições de 2016.

INTEGRAÇÃO – Com quais partidos e líderes você faria coligação ou não se juntaria de forma nenhuma nas próximas eleições?

NELBINO – Não há dúvida de que todo político e todo pré-candidato jamais dispensaria qualquer apoio. Eu estou pronto e de braços abertos para receber a todos os companheiros e amigos que queiram aproximar e fazer uma coligação com a gente.

INTEGRAÇÃO – Como destaquei no início, você é parte de duas grandes famílias: a Alves Martins (maior família da Bahia e talvez do Brasil, segundo escreveu a Revista Veja na sua edição de 1/01/1975) e a Araújo Marques. Você tem o apoio explícito dessas famílias?

NELBINO – Não tenho dúvida de que Candiba hoje é uma grande família. Mas eu sei que tem divisões, porque têm outros políticos de grupos opostos que também têm votos dentro da família, assim como o prefeito atual também tem. Entendo que para o bem de Candiba seria melhor se pudéssemos buscar a união, conseguir essa unidade para termos um candidato único para buscar o melhor para o nosso povo e dar paz para Candiba. Eu sempre acreditei que ia chegar o dia da gente ajuntar todos e somar um só grupo para ter um só representante.

Eu sou membro da família, mas pode ser outro nome, não importa, mesmo que meu nome seja de consenso. Claro que eu gostaria que fosse o meu, pelo fato de que meu pai foi um dos fundadores deste município, em 1962. Ele teve aquela garra e não media esforços para ver o município emancipado, até ao ponto de sair daqui e ir de ir a Salvador, de jeepe, buscar documentos e publicações que legalizavam a independência do município. Então, essa minha vontade é hereditária, era a vontade também do meu pai, que tanto lutou por Candiba junto com outros, a exemplo de Seu Miúdo, de Pilões, Durval Lima, Joaquim Marques, José Coelho, Pedro Rocha, Manoel Alves e tantos outros.

Eu tenho orgulho de ser de Candiba e de ter trabalhado por essa cidade maravilhosa, amada e respeitada por quantos vivem aqui ou a visitam; tenho orgulho de fazer parte desta administração do prefeito Reginaldo Martins Prado, que é um grande administrador, de quem eu espero ter o apoio.

***************

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top