O presidente Jair Bolsonaro publicou na terça-feira (1/1) o decreto 9.660/19 que traz a vinculação das entidades da administração pública federal indireta e prevê a vinculação da Nuclebras Equipamentos Pesados (Nuclep) e a Indústria Nucleares do Brasil (INB) ao Ministério de Minas e Energia (MME). As duas empresas estatais eram anteriormente vinculadas ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
A INB atua na cadeia produtiva do urânio com combustível nuclear, que inclui a mineração, o beneficiamento, o enriquecimento e a fabricação de pastilhas e do combustível que abastece as usinas nucleares brasileiras. A Nuclep produz bens de capital sob encomenda, que atua preferencialmente na área de caldeiraria pesada, – por exemplo – fez parte dos componentes do segundo condensador (MAG-20) da usina de Angra 3.
O novo ministro de Minas e Energia, Almirante-de-Esquadra Bento Costa Lima Leite Albuquerque Junior, que tomou posse no primeiro dia de trabalho de Bolsonaro, é um dos defensores da retomada do projeto de Angra 3. Ele é também membro do Conselho de Administração da Nuclep.
Outras empresas vinculadas ao MME:
Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL;
Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP;
Agência Nacional de Mineração – ANM;
Centrais Elétricas Brasileiras S.A. – Eletrobrás;
Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – CPRM;
Empresa de Pesquisa Energética – EPE;
Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras;
Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. – Pré-Sal Petróleo S.A. – PPSA;
Indústrias Nucleares do Brasil – INB; e
Nuclebrás Equipamentos Pesados – Nuclep
Fonte: epbr.com.br/nuclep-e-inb
Bento Albuquerque comandará o ministro de Minas e Energia
O Almirante Bento nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e iniciou sua carreira na Marinha do Brasil em 1973. Desde então, ocupou diversos Cargos no Brasil e no exterior, dentre eles: Observador Militar das Forças de Paz da Organização das Nações Unidas nos Setores: de Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina; e de Dubrovnik, na Croácia, ex-Iugoslávia; Assessor Parlamentar do Gabinete do Ministro da Marinha no Congresso Nacional; Comandante dos Submarinos “Tamoio” e “Tonelero”; Encarregado dos Estudos de Planejamento Militar, de Jogos de Guerra, e de Política e Estratégia da Escola de Guerra Naval; Comandante da Base de Submarinos “Almirante Castro e Silva”; Chefe de Gabinete do Chefe do Estado- Maior da Armada; Assessor-Chefe Parlamentar do Gabinete do Comandante da Marinha; Comandante da Força de Submarinos; Chefe do Gabinete do
Comandante da Marinha; Diretor-Geral da Junta Interamericana de Defesa; Comandante em Chefe da Esquadra; Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha; e, atualmente, exerce o Cargo de Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha. Dos cursos realizados, destacam-se: Colégio Naval; Escola Naval; Pós- Graduação em Ciências Políticas – Universidade de Brasília; MBA em Gestão Internacional – COPPEAD – Universidade Federal do Rio de Janeiro; MBA em Gestão Pública – Fundação Getúlio Vargas; Aperfeiçoamento de Submarinos para Oficiais; Curso de Comando e Estado-Maior; Curso Superior de Guerra Naval; e Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra. Ao longo da Carreira, o Almirante BENTO recebeu diversas Medalhas e Condecorações, no Brasil e no exterior
Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.