Frutas, verduras, legumes e hortaliças fresquinhos, de alta qualidade, produzidos de forma agroecológica, sem utilização de agrotóxicos, é isso que se encontra na 1ª edição da Feira da Agricultura Familiar com Base Agroecológica, de Caetité. A primeira aconteceu nessa quinta-feira (09). E a partir de agora, a Feira acontecerá semanalmente, sempre às quintas-feiras, a partir das 17h, no mesmo local.
A primeira-dama, Aline Gondim, uma das entusiastas dessa ideia, destaca que o objetivo da Feira é incentivar o consumo de alimentos saudáveis, produzidos por agricultores e agricultoras familiares de Caetité, constituindo um importante espaço de divulgação e comercialização de produtos da gente do lugar. “Esse é um evento que além de fortalecer a Agricultura Familiar de Caetité, promove equilíbrio social, uma melhor qualidade de vida e incentiva a preservação do meio ambiente, com práticas limpas de manejo, cultivo e produção”, destacou a primeira-dama.
Ao final dessa primeira Feira, era possível ver a satisfação dos agricultores, com suas bancas já vazias e todos os seus produtos vendidos. D. Dilma, presidente da Associação da Irmandade Rural de Lagoa de Dentro, destacou os motivos para comemorar: “Foi um sucesso de vendas e de acolhimento. O povo de Caetité abraçou a ideia e nos prestigiou de uma forma que a gente não esperava. Foi maravilhoso. Tudo muito bem organizado, e o nosso biscoito foi muito bem vendido e aceito”.
O Prefeito Aldo Gondim destacou a importância do evento para o fortalecimento da agricultura familiar, dos empreendimentos, das associações, das cooperativas e dos grupos que estão produzindo. “Temos certeza que a realização dessa Feira é um marco na história de Caetité, que em seus mais de 200 anos realiza, pela primeira vez, um evento dessa natureza. Essa iniciativa fortalece e fomenta o comércio local e valoriza os agricultores da nossa cidade. Foi emocionante ver a alegria e brilho no olhar de cada agricultor”, disse Gondim.
Fonte: Direcom PMC / Fotos: Divulgação
Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.