REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Agronegócios » Embrapa aumenta vagas na reabertura do primeiro curso on-line sobre “Hortas em Pequenos Espaços”

Embrapa aumenta vagas na reabertura do primeiro curso on-line sobre “Hortas em Pequenos Espaços”

Dessa vez serão dez mil vagas oferecidas para os interessados em conhecer o passo a passo para produzir hortaliças em seus espaços domésticos. Foto: Henrique Carvalho / divulgação.

Dessa vez serão dez mil vagas oferecidas para os interessados em conhecer o passo a passo para produzir hortaliças em seus espaços domésticos. Foto: Henrique Carvalho / divulgação.

Como havia sinalizado por ocasião do lançamento do curso Hortas em Pequenos Espaços, em 13 de abril último, que teve suas oito mil vagas preenchidas em curto espaço de tempo, a Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) reabriu as inscrições nesta segunda-feira (04/05), na plataforma e-Campo (acesse aqui). A principal novidade com relação à versão anterior fica por conta do aumento do número de inscrições possíveis – dessa vez serão dez mil vagas oferecidas para os interessados em conhecer o passo a passo para produzir hortaliças em seus espaços domésticos.

Com relação à versão anterior, também foram introduzidas algumas novidades, em atendimento às sugestões de alunos, com o acréscimo de novos vídeos e mais informações técnicas. “Enriquecemos a parte do controle de pragas e doenças, ao acrescentarmos mais vídeos práticos sobre o assunto, a exemplo de como produzir caldas atóxicas para controle de fungos e insetos”, informa o analista Henrique Carvalho, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia.

Carvalho acrescenta que, nesse reforço do conteúdo, o módulo relacionado à colheita e ao consumo de hortaliças foi enriquecido com informações sobre sanitização, conservação de alimentos e, ainda, a inclusão de receitas com hortaliças, bem práticas e viáveis. “Como no anterior, este também é autoinstrucional, isto é, não há tutoria”, sublinha.

Em meio a essas pequenas melhorias, o objetivo maior permanece: oferecer o conhecimento para exercitar uma atividade que envolve os cuidados com a alimentação e a saúde – física e mental, dentro de um quadro de mudanças forçadas pelo isolamento social imposto pela pandemia. “O curso também tem o viés de tornar mais leve o cotidiano, por isso o seu formato foi construído sob a forma de módulos, que podem ser acessados no tempo e na hora mais convenientes para o aluno”, assinala.

“Com relação a outros cursos com a mesma temática, já promovidos pela Unidade, o de ‘Hortas em Pequenos Espaços’ tem como diferencial o fato de ser on-line, construído na modalidade EaD (Educação a Distância), viabilizada por meio do computador e dispositivos móveis com acesso à internet. E com a vantagem de deixar as pessoas escolherem o melhor dia e horário para acessar o conteúdo, já que ficará disponível por tempo indeterminado na plataforma”.

Interesse

A ideia de disponibilizar o curso sobre Hortas em Pequenos Espaços, segundo ele, considerou o crescente interesse manifestado pelas consultas ao SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) da Embrapa Hortaliças, nas quais o cultivo de hortaliças em casa está entre os mais demandados, notadamente nesses últimos meses.

“O curso vai oferecer a essas pessoas que têm solicitado informações sobre essa prática conhecimentos sobre o aproveitamento de espaços vazios de corredores, varandas, sacadas, quintais e até janelas para produzir alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos e que também constituem uma ótima ocupação para a mente”.

Praticidade

Dividido em quatro módulos, o curso on-line traz as informações básicas que vão auxiliar nas diferentes etapas de plantio, condução e manutenção de hortas em espaços urbanos reduzidos, com explicações sobre como interagem os diferentes fatores associados à produção de hortaliças, como  solo, planta, água e luz adequados. A questão dos nutrientes presentes nas hortaliças e a sua importância para uma vida saudável também faz parte da abordagem, complementada por receitas que vão contribuir para diversificar os pratos e enriquecer as refeições.

“Cultivar temperos como salsa, coentro e cebolinha, ou folhosas como alface, rúcula e agrião não é, em resumo, privilégio de moradores da zona rural”, acentua Carvalho. “Com uma linguagem simples e direta, o curso irá mostrar que a produção e o consumo seguro de hortaliças estão ao alcance de todos”.

Dúvidas sobre o curso podem ser enviadas para o e-mail cnph.chtt@embrapa.br.

Por: Anelise Macedo (MTB 2.749/DF)
Embrapa Hortaliças

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top