REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Agronegócios » De 19 a 23 de outubro: Simpósio mostra avanços da fruticultura brasileira

De 19 a 23 de outubro: Simpósio mostra avanços da fruticultura brasileira

Elesbão é o presidente da SBF. Foto: Dalmo Oliveira / divulgação (registrada antes da pandemia do novo Coronavirus).

Elesbão é o presidente da SBF. Foto: Dalmo Oliveira / divulgação (registrada antes da pandemia do novo Coronavirus).

Com produção de 79,4 milhões toneladas em 2019, o Brasil é um dos três maiores produtores de frutas do mundo, atrás apenas da Índia e da China. Pela primeira vez, o país atingiu, naquele ano, US$ 1 bilhão em negócios, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). As exportações superaram um milhão de toneladas, volume 14,7% superior ao registrado em 2018, gerando divisas de US$ 24,4 milhões e um avanço de 19,1%. A maior parte da produção brasileira de frutas é consumida no mercado interno.

A importância na produção agrícola brasileira e a variedade de frutas existentes no nosso país, devido ao seu clima tropical, fazem com que o conhecimento seja um dos ingredientes muito importantes para o sucesso de empreendimentos que envolvem a produção e a comercialização de frutas. Para que as últimas tecnologias na área da fruticultura sejam repassadas ao setor produtivo é que será realizado, de 19 a 23 de outubro, o Simpósio on-line de Fruticultura (SOFruto).

Celso Luiz Moretti, presidente da Embrapa, será um dos conferencistas durante a sessão de abertura do Simpósio, no dia 19. O tema a ser tratado por Moretti em sua fala será “Ciência e fruticultura: a percepção da pesquisa”. Junto com Moretti estará apresentando, no mesmo evento de abertura, Guilherme Cruz de Souza Coelho, presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), que irá falar sobre “Ciência e Fruticultura: a percepção do setor produtivo”.

Segundo Ricardo Elesbão Alves, presidente da SBF e pesquisador da Embrapa Alimentos e Territórios, a ideia desse simpósio foi chamar personalidades na área governamental, de ensino e pesquisa, e do setor produtivo para a realização de um evento mais técnico, acessível ao público alvo do evento, ou seja, produtores rurais, agentes de Ater e gestores públicos envolvidos na organização de cadeias de produção, principalmente aqueles que trabalham com a organização da produção para exportação. Ele dará palestra sobre “Frutas Nativas: valoração, uso e oportunidades de mercado”.

O evento contará, ainda, com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Anvisa, do Ministério do Desenvolvimento Regional, empresas do ramo, consultores, professores e pesquisadores.

Mesa Redonda

Segundo a pesquisadora da Embrapa Cerrados Ana Maria Costa, representante no evento da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos e presidente do Comitê organizador do Simpósio, haverá ainda, durante o evento, uma mesa redonda internacional onde os representantes do México, Colômbia e Peru irão apresentar as experiências de outros países na organização da cadeia de produção para que produtores rurais de pequeno porte tenham acesso a mercados externos.

Por: Jurema Iara Campos  / Embrapa Alimentos e Territórios

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top