REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Agronegócios » Embrapa Gado de Leite avança fronteira da inovação aberta ao lado de gigantes do mercado

Embrapa Gado de Leite avança fronteira da inovação aberta ao lado de gigantes do mercado

Sob a ótica da internet das Coisas (IoT), o projeto eleva a pesquisa para uma outra dimensão ao tornar digitais os projetos de pesquisa. Foto: reprodução / vidaruralmt.com.br.

Sob a ótica da internet das Coisas (IoT), o projeto eleva a pesquisa para uma outra dimensão ao tornar digitais os projetos de pesquisa. Foto: reprodução / vidaruralmt.com.br.

A Embrapa Gado de Leite e parceiros da iniciativa privada estão se preparando para lançar no dia 27 de agosto, às 10h, o Silo: Inovação Aberta, um hub que pretende inaugurar um novo capítulo na pesquisa científica do setor. O evento contará com transmissão ao vivo pelo Youtube e terá como foco a apresentação de uma série de inovações implementadas no complexo.

Neste dia, a Embrapa irá inaugurar quatro infovias de cabos de fibra ótica, que cortam todo o Campo Experimental, em um total de 9 km, cujos sinais difundem nas áreas de experimentos por meio de antenas de wireless.  Sob a ótica da internet das Coisas (IoT), o projeto eleva a pesquisa para uma outra dimensão ao tornar digitais os projetos de pesquisa relacionados à forrageiras e aos plantios de grãos, além de possibilitar a expansão dos experimentos com máquinas, animais no campo e a interação destes com as plantas.

Outro lançamento agendado para o dia é o das placas fotovoltaicas que alimentarão o primeiro e único Compost Barn instalado em ambiente de pesquisa do país. O modelo de criação de gado, que garante bem estar animal e produção de leite de qualidade, tem como principal aspecto negativo o grande consumo de energia necessário para o seu funcionamento. A captação e utilização da energia solar traz uma importante solução para a problemática.

Outra iniciativa a ser inaugurada durante o evento é a primeira cerca de Biosseguridade em produção de leite, instalada no entorno do Compost Barn. “Estamos migrando para uma produção de leite na qual o consumidor está exigindo maior biosseguridade. Uma das atitudes que estamos adotando é cercar o composto para que não ocorra a entrada de outros animais, evitando assim um potencial contato que leve doenças, vírus e bactérias para as vacas”, esclarece o chefe geral da Embrapa, Paulo Martins.

As inovações tecnológicas a serem apresentadas compõem conceitualmente a  “Fazenda 4.0” – derivado de Indústria 4.0 – que permitirão ao Campo Experimental da Embrapa abrigar os instrumentos necessários para os trabalhos do Silo: Inovação Aberta, desenvolvido em parceria com a Microsoft, TIM Brasil, Nestlé do Brasil, Arcelor Mittal, IS Brasil, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a aceleradora corporativa Neo Ventures. O hub de inovação permitirá a conexão de startups com empresas líderes de tecnologia da informação e comunicação, universidades, uma aceleradora, agentes do agronegócio, investidores e todo o corpo técnico da Embrapa Gado de Leite, além das melhores universidades brasileias. “O setor privado está se juntando à Embrapa. Estamos diante de um conceito que é o de inovação aberta. Estamos criando um novo patamar, mirando uma modernidade focada no consumidor e no planeta. Além disso, estamos criando oportunidade para os jovens que querem transformar o mundo, mas muitas vezes não encontram a oportunidade. O Silo vai possibilitar isso, apoio para que eles transformem ideias em realidade”, conclui Paulo do Carmo Martins.

Informe: Embrapa

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top