REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Agronegócios » Adab participa de treinamento no âmbito do Programa Nacional de Saúde das Abelhas

Adab participa de treinamento no âmbito do Programa Nacional de Saúde das Abelhas

As abelhas têm uma importância fundamental para a agricultura pelo seu papel de polinizador. Divulgação / codevasf

As abelhas têm uma importância fundamental para a agricultura pelo seu papel de polinizador. Divulgação / Adab

Diante as ocorrências de doenças que afetam as abelhas, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) promoveu um treinamento prático para atuação do Serviço Veterinário Oficial. A capacitação, dentro do Programa Nacional de Saúde das Abelhas (PNSAB), ocorreu em duas etapas, a primeira teórica na modalidade EaD e a segunda na Adab, em Salvador e no apiário Sítio das Bananeiras, Camaçari.

No encontro foram abordados temas como cadastro de apicultores, controle de trânsito, criação e característica das abelhas, doenças de controle oficial, colheita e conservação de amostras, boas práticas e vigilância no âmbito do PNSAB, despertando a atenção dos técnicos do serviço veterinário oficial sobre a importância da cadeia produtiva das abelhas.

Participaram do treinamento os fiscais estaduais agropecuários dos estados da Bahia, Alagoas e Sergipe, Rejane Noronha, Alexsandro Nunes, Emerson Sales de Melo, e auditores fiscais do Ministério da Agricultura (MAPA), Douglas Honório da Bahia, e Leandro dos Santos, de Sergipe, além do consultor da HP Agroconsultoria, de Maringá, Heber Luiz Pereira, que ministrou o treinamento.

“Foi muito gratificante participar do treinamento que atualizou os conhecimentos relativos ao Programa Estadual de Saúde das Abelhas, além da oportunidade de contato com colegas de outros estados para troca de experiências”, diz a fiscal estadual Rejane Noronha, coordenadora do Programa no estado da Bahia. “As abelhas têm uma importância fundamental para a agricultura pelo seu papel de polinizador. Polinizam aproximadamente 70% dos vegetais que nós consumimos. Cuidar da saúde e preservar esses insetos são fundamentais”, finaliza Rejane.

Ascom Adab

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top