REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Plantão de Notícias » Arquivo de Notícias » BAMIN promete custear laboratórios para o Centro de Educação Profissional de Caetité

BAMIN promete custear laboratórios para o Centro de Educação Profissional de Caetité

A iniciativa foi anunciada no 1º Encontro Sertão do Saber, pelo diretor de Operações da BAMIN, Fernando Carneiro. Foto: Kau Dantas Fotografias / divulgação.

A iniciativa foi anunciada no 1º Encontro Sertão do Saber, pelo diretor de Operações da BAMIN, Fernando Carneiro. Foto: Kau Dantas Fotografias / divulgação.

Caetité, 25 de novembro de 2021 – Dois laboratórios serão implantados pela BAMIN no Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo (CETEP), em Caetité, iniciativa que beneficiará todos os municípios da região Sudoeste e representa um investimento superior a R$ 4 milhões. As estruturas serão utilizadas por alunos de dois cursos técnicos: Mineração e Meio Ambiente. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 24, durante a abertura do 1º Encontro Sertão do Saber, evento realizado pela BAMIN e que acontece até quinta-feira, 25, no teatro João Gumes.

O CETEP é uma unidade de ensino promotora do desenvolvimento educacional científico voltado à capacitação técnica e formação de jovens em Caetité e outras cidades da região. A implantação dos laboratórios é uma parceria entre o governo estadual da Bahia e a BAMIN, que comprará equipamentos, fará a readequação das estruturas físicas e, em seguida, fornecerá capacitação para a equipe que cuidará dos espaços.

Na abertura do 1º Encontro Sertão do Saber, o diretor de Operações da BAMIN, Fernando Carneiro, anunciou a implantação dos laboratórios e reforçou o compromisso da empresa com ações que valorizem a educação e promovam a melhoria nas condições de vida das comunidades. Um dos objetivos em ações dessa natureza é deixar um legado vivo e estruturante para a Bahia.

“A Bamin acredita que, com investimentos na educação, em projetos e programas estruturantes, ela possa contribuir de forma significativa para a região de suas operações. Temos como pilar o diálogo transparente e direto, e estamos sempre dispostos a ouvir e buscar parcerias para o desenvolvimento sustentável. Temos a certeza de que sozinhos o caminho é mais desafiador, porém, com o apoio da sociedade e com as parcerias que temos conseguido com Governo Estadual, Prefeituras Municipais e diversas entidades, o futuro é muito promissor”, afirmou.

INTEGRAÇÃO EDUCACIONAL – O subsecretário de Educação do Estado da Bahia, Danilo de Melo Souza, classificou a implantação dos laboratórios como uma “perfeita integração entre empresa e unidade de ensino”. Ele explicou que a parceria com a BAMIN tem o objetivo de transferir tecnologia e formação para a mão de obra da região, além de garantir suporte aos estudantes em estrutura adequada para aprender e realizar experimentos. “Foi feito um planejamento criterioso entre a BAMIN e o CETEP para garantir a qualidade dos equipamentos e o melhor uso do espaço”, comentou.

Esteve também na abertura do 1º Encontro Sertão do Saber o prefeito de Caetité, Valtécio Aguiar, que pontuou como a gestão municipal tem estabelecido boas relações com a BAMIN. Ele ressaltou que, por conta das oportunidades que empresas trazem à cidade, espera-se que o desenvolvimento seja continuado. “O desafio é deixar um legado às gerações vindouras”, afirmou.

Foto01_EncontroSertaodoSaber [credito Kau Dantas Fotografias]

Encontro Sertao do Saber [credito Kau Dantas Fotografias]

UNIDADE DE ENSINO – Na plateia do 1º Encontro Sertão do Saber, cercada por professores e estudantes, a vice-diretora do CETEP, Heydhirena Carvalho, celebrou a implantação dos laboratórios. Ela comentou que a ausência de laboratórios era um problema antigo enfrentado pela gestão da unidade de ensino. Agora, a expectativa é que as turmas de julho do ano que vem tenham a chance de utilizar as estruturas.

“Com essa ação da BAMIN e do governo do Estado, acredito que o CETEP terá êxito na continuidade desses cursos aqui no território de identidade Sertão Produtivo”, comemorou. A previsão é que cada curso seja iniciado no próximo ano com até 35 alunos.

PROGRAMAÇÃO – Nesta quinta-feira, 25, foi o encerramento do 1º Encontro Sertão do Saber, que contou com quatro palestras, um painel temático e apresentação especial de encerramento. Pala manhã teve uma palestra com a especialista em Gestão para Sustentabilidade e Gestão da Comunicação Corporativa, Karla Melo, e com o professor Antonio Ferreira Bonfim Filho.

No turno da tarde, a programação incluiu o painel temático “Semear para Florescer – Criando Possibilidades para a Construção do Conhecimento”, com professores e alunos de Caetité. Em seguida, a última palestra do evento será conduzida pela doutora em engenharia ambiental Roseane Palavizini. O encerramento ficará com o jornalista e escritor Matheus Boa Sorte e o tema “sonhar não paga imposto”. Reconhecido no mercado por sua atuação em diversas vertentes da comunicação, ele é Especialista em Storytelling e autor do livro “Matuto Poeta – Histórias Rimadas no Sertão”. O site oficial do evento é o www.sertaodosaber.com.br

SOBRE O EVENTO

O 1º Encontro Sertão do Saber é um evento organizado pela BAMIN. Seu principal objetivo é valorizar e inspirar professores, alunos e empresas da região. Na programação estão incluídos debates sobre temas contemporâneos, com palestrantes de renome nacional, valorizando, sobretudo, os saberes locais. São mais de 10 personalidades e mais de 20 horas de conteúdo voltados à valorização e incentivo da educação e da produção de conhecimento na região.

SOBRE A BAMIN

BAMIN, empresa que faz parte do Eurasian Resources Group (ERG), é detentora da Mina Pedra de Ferro, da região de Caetité, do Porto Sul, em Ilhéus, e recentemente venceu o leilão do trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste Leste – FIOL, Ferrovia que interligar o Porto Sul (Ilhéus) ao Brasil Central  para transportar commoditys.

Com informações de  Darana RP 

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top