REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Agronegócios » Statkraft construirá complexo eólico no Brasil de 80 MW para abastecer 190 mil residências

Statkraft construirá complexo eólico no Brasil de 80 MW para abastecer 190 mil residências

Construção do Complexo Eólico Ventos de Santa Eugênia – empreendimento da Statkraft Brasil. Foto: Divulgação.

Construção do Complexo Eólico Ventos de Santa Eugênia – empreendimento da Statkraft Brasil. Foto: Divulgação.

A Statkraft, empresa global de energia, está pronta para começar a construção do projeto eólico Morro do Cruzeiro no Nordeste do Brasil, após fechamento do contrato de fornecimento de turbinas com a fabricante alemã de turbinas eólicas Nordex.

O Morro do Cruzeiro é um complexo eólico greenfield localizado perto dos ativos de energia eólica da Statkraft, já existentes, na Bahia. O complexo será composto por dois projetos eólicos, com 14 turbinas e capacidade instalada de 79,8 MW.  Dadas as excelentes condições de vento na região, o complexo vai gerar 386 GWh de energia renovável por ano, o suficiente para abastecer mais de 190 mil residências.

O complexo está sendo implementado conforme rígidos processos de licenciamento e monitoramento ambiental e social. Tem áreas fundiárias asseguradas, em regiões sem reassentamento, baixos impactos ambientais e sem impactos para as espécies incluídas na lista vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês).

A Statkraft também realizará atividades de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) nas comunidades próximas, com foco em melhorias nos setores de educação e de infraestrutura.

Início das obras

A construção começa em junho de 2022, com conclusão prevista para o início de 2024. A estimativa é que as primeiras turbinas eólicas comecem a operar em outubro de 2023. O complexo utilizará as turbinas eólicas Nordex 163/5,7 MW, as maiores usadas pela Statkraft até o momento. Com um diâmetro de 163 metros, os rotores cobrirão uma área equivalente a cerca de três campos de futebol.

A geração de energia renovável, a partir dos parques eólicos, permitirá à Statkraft honrar os compromissos do leilão público do ano passado. A energia restante será vendida no mercado livre.

“A ambição da Statkraft no Brasil é ser um importante desenvolvedor e operador de energia hídrica, eólica e solar, contribuindo para um planeta mais verde e sustentável. O projeto Morro do Cruzeiro nos aproxima desse objetivo”, afirma o presidente da Statkraft no Brasil, Fernando de Lapuerta.

A construção do Morro do Cruzeiro faz parte da estratégia de crescimento do Brasil e contribui para alcançar a meta de desenvolver 6 GW de energia eólica globalmente até 2025.

A Statkraft está presente no Brasil desde março de 2012 e atualmente conta com um portfólio de 18 usinas eólicas e hidrelétricas com capacidade instalada total de 450 MW. A conclusão dos dois projetos eólicos Morro do Cruzeiro e Ventos de Santa Eugênia, na Bahia, atualmente em construção, vai mais do que dobrar a capacidade instalada que será de 1050 MW.

SOBRE A STATKRAFT

A Statkraft é uma empresa líder em energia hidrelétrica internacional e a maior geradora de energia renovável da Europa. O Grupo produz energias hidrelétrica, eólica, solar e a gás e fornece aquecimento distrital. A Statkraft global tem 4.600 funcionários em 18 países. No Brasil, controla 18 ativos de geração renovável, com cerca de 450 MW de potência instalada.

Informe: Race Comunicação

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top