REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Agronegócios » Prédio do Instituto Biológico, símbolo da Art Déco na cidade de São Paulo, será restaurado

Prédio do Instituto Biológico, símbolo da Art Déco na cidade de São Paulo, será restaurado

Projetado pelo arquiteto Mário Whately na década de 1920, o prédio do IB foi inaugurado em meados de 1940 e é considerado um dos exemplares mais importantes da primeira modernidade na arquitetura paulistana. Foto: divulgação

Projetado pelo arquiteto Mário Whately na década de 1920, o prédio do IB foi inaugurado em meados de 1940 e é considerado um dos exemplares mais importantes da primeira modernidade na arquitetura paulistana. Foto: divulgação.

No ano em que completa 95 anos, o Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, ganhará um grande presente: o início do restauro de seu prédio, uma construção icônica da cidade de São Paulo, em estilo Art Déco (estilo artístico que surgiu na Europa nos anos 20 e influenciou as artes, moda, cinema, arquitetura, design de interiores). Projetado pelo arquiteto Mário Whately na década de 1920, o prédio do IB foi inaugurado em meados de 1940 e é considerado um dos exemplares mais importantes da primeira modernidade na arquitetura paulistana. O autorizo para início do restauro foi assinado por Rodrigo Garcia, vice-governador do Estado de São Paulo, e Itamar Borges, secretário de Agricultura, durante abertura do festival de inovação no agronegócio, AgriFutura, que ocorre até domingo.

A abertura do evento, realizado pela Secretaria de Agricultura e Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), reuniu diversas autoridades, como o secretário-executivo, Francisco Matturro, o subsecretário de Agricultura, Orlando Melo de Castro, o subsecretário de Abastecimento, Celso Matsuda, o chefe de gabinete da Secretaria, Ricardo Lorenzini, o coordenador da APTA, Sergio Tutui, além de servidores, deputados federais e entidade do agro.

WhatsApp-Image-2022-03-12-at-14.23.06 Inst. iologico“Hoje celebramos com esse restauro a preservação da história, mas também o nosso olhar para o futuro com a inovação”, lembrou Garcia.

A presidente da Associação da Vila Mariana, Denise Delfim, falou no evento em nome da comunidade do bairro e lembrou a luta de todos pelo restauro do prédio, um patrimônio histórico do país. (Divulgação)

“Essa é uma luta antiga. Em uma reunião com o Governador João Doria e com o vice-governador Rodrigo Garcia falei da demanda da comunidade, principalmente por nesse ano o IB comemorar seu 95º aniversário. Eles foram sensíveis e agora temos recurso para começar essa obra”, Itamar.

“Esse é um presente para esse Instituto, para os servidores e para a toda a sociedade”, comemora Ana Eugênia de Carvalho Campos, diretora do IB.

Com recursos de R$ 2 milhões, aproximadamente, do Governo do Estado de São Paulo, será possível restaurar o embasamento das fachadas do prédio, chamado sócolo de pedra fingida, de 422,5 metros de perímetro e com altura média de 3 m chegando a atingir 3,5m. O revestimento foi inteiramente refeito em 1978.

Tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat), o prédio da Sede do IB é considerado um dos exemplares mais importantes da primeira modernidade na arquitetura paulistana. o Prédio icônico começa a ser restaurado no ano do 95º aniversário do IB

Festival AgriFutura trará para hoje o agro do futuro

O festival de inovações AgriFutura ocorre ao longo de todo o sábado e também no domingo, na sede do Instituto Biológico. O evento, que teve curadoria dos seis Institutos e 18 Polos regionais de pesquisa da APTA, será palco para apresentação de soluções sustentáveis, trazendo para o hoje o agronegócio do futuro.

Informe de: Ana Flávia Gimenes – Attuale Comunicação

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top