REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Agronegócios » ANAC inícia certificação de tipo da aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical (eVTOL)

ANAC inícia certificação de tipo da aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical (eVTOL)

Modelo EVE-100 está em estágio inicial de desenvolvimento. Foto: Divulgação/Eve

Modelo EVE-100 está em estágio inicial de desenvolvimento. Foto: Divulgação/Eve

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) oficializou em fevereiro o início da certificação de tipo da aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical (eVTOL – do inglês, Electric Vertical Take-off and Landing) EVE-100, feito pela Eve Mobilidade Aérea Urbana. Essa foi a primeira solicitação recebida e validada pela Agência para obtenção de certificado de tipo para aeronave com característica de pouso e decolagem vertical.

A validação do pedido pela Agência marca o início do processo de certificação de tipo, a primeira de uma série de etapas que a verificação dos requisitos de segurança da aeronave, incluindo testes e avaliações de todos os aspectos técnicos relevantes para garantir a segurança do projeto da aeronave.

Na visão do superintendente de Aeronavegabilidade da ANAC, Roberto Honorato, esse é o início de um projeto que traz ganho significativo no futuro da aviação, não só no Brasil, mas com vistas ao mercado global. “Do ponto de vista da regulação, há muito trabalho a ser feito, não somente em relação à tecnologia da aeronave, mas na definição de todo ecossistema. O Brasil tem condições e engajamento para lidar com este desafioO EVE-100 será projetado para transportar quatro passageiros com um piloto a bordo. O eVTOL possui oito rotores responsáveis pelo pouso e decolagem verticais e dois rotores responsáveis pelo deslocamento horizontal. A aeronave é totalmente elétrica, com baixo ruído e zero emissões de carbono. De acordo com a empresa, o EVE-100 encontra-se em estágio inicial de desenvolvimento.

A ANAC é reconhecida internacionalmente como uma das principais agências de certificação de aeronaves do mundo, sendo membro do Certification Management Team (CMT) junto com as agências norte-americana (FAA), europeia (EASA) e canadense (TCCA), o que facilita a aceitação dos produtos aeronáuticos brasileiros em escala global.

Fonte: Ascom ANAC

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top