REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Agronegócios » Embrapa apresenta na 20ª Expoagro Afubra soluções tecnológicas para a agricultura familiar

Embrapa apresenta na 20ª Expoagro Afubra soluções tecnológicas para a agricultura familiar

No evento, que é considerado a maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar, são apresentadas soluções tecnológicas para diversificação produtiva das propriedades rurais. Foto: Lírio Reichert. / divulgação

No evento, que é considerado a maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar, são apresentadas soluções tecnológicas para diversificação produtiva das propriedades rurais. Foto: Lírio Reichert. / divulgação.

 

Desta quarta-feira (23) até sábado 26 de março, oito Unidades da Embrapa, de quatro estados, estarão presentes na 20ª edição da Expoagro Afubra, em Rio Pardo/RS. No evento, que é considerado a maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar, são apresentadas soluções tecnológicas para diversificação produtiva das propriedades rurais.

Os resultados da pesquisa da Embrapa estarão em exposição nas vitrines tecnológicas, com demonstração de cultivares e técnicas de manejo para grãos, hortaliças, forrageiras, frutíferas, entre outras. E, também, na Casa da Embrapa – espaço institucional com publicações sobre vários temas e atendimento ao público sobre as inovações desenvolvidas pela pesquisa.

Novidades

Neste ano, estão sendo apresentadas novidades, principalmente na área de hortaliças. É o caso da cultivar de batata BRS F183 Potira, lançada em novembro de 2021, que se destaca pelas características de duplo propósito (indústria e in natura) e pelo alto potencial produtivo – acima de 50 toneladas por hectare.

Além disso, uma nova variedade de cebola, a BRS Prima, com previsão para lançamento em maio de 2022, estará sendo apresentada no evento. O material já está com oferta pública de licenciamento para os produtores interessados em multiplicar e comercializar sementes básicas.

Laboratório móvel

Outra novidade é o laboratório móvel da Rede de Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que estará presente pela primeira vez no evento junto ao estande da Embrapa. A ideia é reproduzir a estrutura do laboratório, com materiais e equipamentos para classificação vegetal, diagnóstico animal e demonstração de análises de produtos, como o leite, ao público. A Rede LFDA é responsável por fornecer dados técnicos e resultados de análises laboratoriais que compõem a tomada de decisão no âmbito da defesa agropecuária federal.

Parceria com a Afubra

Neste ano, a Embrapa ainda assina contrato de renovação com a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), no dia 23 de março, às 13h. As instituições já são parceiras desde a primeira edição do evento. O objetivo do termo, além de garantir a participação da Embrapa na Expoagro até 2026, é promover a instalação de 35 Unidades Demonstrativas no parque, a capacitação de agentes multiplicadores e a prospecção de novas demandas para a pesquisa.

Soluções tecnológicas

O trabalho da Embrapa no evento tem como foco a diversificação produtiva. Em exposição, variedades de batata, batata-doce, milho e cana-de-açúcar. Há ainda demonstração de cultivo protegido de uvas para consumo in natura e processamento de suco, vinho e geleia, com informações e recomendações de manejo. E até mesmo apresentação de cultivares de soja com alto potencial produtivo e sanidade.

Mas, além do aspecto agronômico, a preocupação é também com segurança alimentar. O Projeto Quintais está presente com kits compostos por dezenove espécies de frutas, quatorze de hortaliças e pela pastagem BRS Kurumi. A diversidade garante oferta de alimentos ao longo do ano e melhoria da qualidade de vida dos beneficiados.

Na área animal, além de soluções tecnológicas ligadas à avicultura, a Embrapa ainda apresenta diversidade de cultivares forrageiras e estratégias de manejo para garantir a oferta de alimento ao gado durante o ano inteiro. É o caso do “Pasto sobre Pasto”, técnica que garante maior estabilidade na oferta de forragem, principalmente nos períodos de escassez, os chamados vazios forrageiros.

Participam nesta edição as Unidades: Clima Temperado (Pelotas, RS), Hortaliças (Brasília, DF), Gado de Corte (Campo Grande, MS), Gado de Leite (Juiz de Fora, MG), Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG), Pecuária Sul (Bagé, RS), Trigo (Passo Fundo, RS) e Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS).

Informe: Embrapa Clima Temperado

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top