REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Beleza & Bem Estar » Agenda Cultural » Dia da Cachaça: três destinos nacionais imperdíveis para se conhecer e apreciar a “marvada”

Dia da Cachaça: três destinos nacionais imperdíveis para se conhecer e apreciar a “marvada”

Dicas de festivais em Minas Gerais e no Rio de Janeiro que celebram o destilado considerado símbolo nacional. Fotos Divulgação

Dicas de festivais em Minas Gerais e no Rio de Janeiro que celebram o destilado considerado símbolo nacional. Fotos Divulgação.

 

 

 

Marvada, mé, veneno, branquinha, água que passarinho não bebe… Não importa qual nome é usado para se referir a ela: a cachaça é a bebida típica que está no coração da maioria dos brasileiros. Ela é tão apreciada que os festivais de cachaça, em homenagem à iguaria, são muito comuns ao redor do Brasil!

Foi em 2009, durante a feira Expocachaça, em Belo Horizonte, que o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac) decidiu instituir o dia 13 de setembro como Dia da Cachaça. A bebida é feita a partir do bagaço da cana-de-açúcar e surgiu ainda no período colonial, sendo considerada o primeiro destilado da América Latina.

Hoje, é consumida nos quatro cantos do país, de norte a sul, passando pelo Nordeste – onde é possível realizar a Rota da Cachaça, com foco no turismo de experiência gastronômica. Vale a pena conferir!

A plataforma de incentivo a experiências de viagens Conexão123 apresenta três festivais que difundem a importância da cachaça no país e são uma ótima pedida para um roteiro etílico!

Festival da Cachaça em Paraty (RJ)

O Festival da Cachaça, Cultura e Sabores acontece em Paraty, cidade carioca localizada a aproximadamente 240 km do Rio de Janeiro. Trata-se de um evento anual de reconhecimento nacional e internacional. O Festival da Cachaça em Paraty concentra os principais alambiques da região, com o intuito de valorizar a produção local, que teve início no século XVI, de acordo com registros históricos.

Os visitantes podem degustar as diferentes cachaças enquanto aprendem mais sobre o processo de produção e aproveitam as outras atrações da programação cultural, como shows de diferentes artistas. Geralmente, a entrada no evento é gratuita.

Na última edição, participaram alambiques como:

  • Cachaça Coqueiro
  • Engenho D’Ouro
  • Maria Izabel
  • Cachaça Paratiana
  • Alambique Pedra Branca
Alambique Pedra Branca foi um dos expositores do famoso Festival da Cachaça em Paraty (RJ) | Foto: Divulgação / Pedra Branca Cachaça de Paraty

Alambique Pedra Branca foi um dos expositores do famoso Festival da Cachaça em Paraty (RJ) | Foto: Divulgação / Pedra Branca Cachaça de Paraty

A previsão é que o próximo evento aconteça no segundo semestre de 2023. Para se preparar com antecedência, escolher a hospedagem na cidade já é um bom começo. Uma das alternativas é a Pousada Literária, localizada no Centro Histórico de Paraty.

Festival Mundial da Cachaça de Salinas (MG)

O Festival Mundial da Cachaça acontece na cidade de Salinas, em Minas Gerais, localizada a cerca de 620 km de Belo Horizonte, capital do estado. O objetivo do festival é alavancar o setor turístico no município, principalmente o ligado à gastronomia.

O lar da famosa cachaça Salinas, vendida Brasil afora, só poderia proporcionar um dos maiores eventos ligados à bebida. A festa é responsável por difundir o melhor da cachaça mineira, reconhecida mundialmente.

A última edição recebeu mais de 50 mil pessoas, entre turistas de negócios, distribuidores, importadores e consumidores da bebida. Além dos expositores da cachaça artesanal, o evento contou com cerca de 80 estantes e diversos shows musicais, como o de Amado Batista.

Deguste cachaça com torresmo entre as atrações do Festival Mundial da Cachaça de Salinas (MG)

Deguste cachaça com torresmo entre as atrações do Festival Mundial da Cachaça de Salinas (MG)

Expocachaça em Belo Horizonte (BH)

Outra representante da cachaça mineira é a famosa Expocachaça, que acontece na cidade de Belo Horizonte anualmente. O próximo evento já tem data marcada, vai de 6 até 9 de julho de 2023.

Considerado como a vitrine mundial da cachaça, o evento comemora 25 anos de atividades em 2023. A última edição teve a participação de 20 estados produtores da bebida no Brasil.

O evento é uma verdadeira festa: os visitantes podem circular pelos estandes, degustar bebidas, tomar shots e drinks feitos com a iguaria, se deliciar com petiscos e curtir diversas apresentações de música. Com ampla infraestrutura e quatro dias de realização, e Expocachaça de 2022 contou com 150 expositores e um público de aproximadamente 20 mil pessoas.

Já é possível adquirir o ingresso antecipado para a próxima edição, sendo que a meia-entrada custa R$ 25 e a inteira R$ 50. Porém, a venda também será realizada na bilheteria física nos dias da feira.

O evento acontece na Serraria Souza Pinto, uma construção que funciona como um espaço cultural e recebe eventos o ano inteiro, localizada na Av. Assis Chateaubriand, 889 – Centro. O metrô mais próximo é a Estação Central, a cerca de 300 metros.

A próxima edição só acontece no ano de 2023, provavelmente, no início do segundo semestre. Porém, é recomendável se antecipar e planejar a viagem, pesquisando pacotes de viagem para BH, por exemplo. Assim, é possível conseguir o aéreo com o máximo de desconto possível.

Informe: Conexão123

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top