REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Agronegócios » Dia Mundial do Algodão: FAO estima que 100 milhões de agricultores familiares dependem do algodão

Dia Mundial do Algodão: FAO estima que 100 milhões de agricultores familiares dependem do algodão

O evento global da FAO celebra a contribuição do algodão para o desenvolvimento socioeconômico e meios de subsistência sustentáveis, cuja força de trabalho a metade é de mulheres. O Brasil é um dos principais produtores mundiais. Foto: Tecelã de Guanambi/BA / Rev. Integração.

O evento global da FAO celebra a contribuição do algodão para o desenvolvimento socioeconômico e meios de subsistência sustentáveis, cuja força de trabalho a metade é de mulheres. O Brasil é um dos principais produtores mundiais. Foto: Tecelã de Guanambi/BA / Rev. Integração.

O Dia Mundial do Algodão 2022, 7 de outubro, foi celebrado pela FAO, destacando a contribuição do algodão para o desenvolvimento socioeconômico e contribuição para o aprimoramento dos meios de subsistência sustentáveis.

A Assembleia Geral das Nações Unidas foi quem reconheceu, em agosto do ano passado, os benefícios do algodão e proclamou 7 de outubro como o Dia Mundial do Algodão.

Estima-se que 100 milhões de agricultores familiares, em 80 países, dependem diretamente da indústria do algodão; e que as mulheres têm desempenhado um papel fundamental na cadeia de valor, apoiado as economias de muitos países emergentes e de baixa renda. Em 2021, segundo a FAO, a produção mundial de algodão foi avaliada em cerca de US$ 50 bilhões, enquanto o comércio mundial foi avaliado em US$ 20 bilhões.

O algodão desempenha um papel importante no desenvolvimento social e econômico, no comércio internacional e no alívio da pobreza e, portanto, contribui para o alcance da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No entanto, o setor enfrenta inúmeros desafios de mudanças climáticas, pragas e doenças, a pandemia de COVID-19 e a desaceleração econômica global em andamento, entre outros problemas. A volatilidade dos preços de mercado também atingiu fortemente o setor.

“O objetivo desta celebração global é chamar a atenção para as centenas de milhões de pessoas em todo o mundo que vivem da cadeia de valor do algodão e destacar a contribuição do setor para o alcance da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, disse Boubaker Ben Belhassen, Diretor da Divisão de Comércio e Mercados da FAO.

Por ocasião do Dia Mundial do Algodão, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) sediou um evento global híbrido em 7 de outubro de 2022 para destacar a importância do setor e garantir que ele esteja na vanguarda da política internacional agenda.

QU Dongyu, Diretor-Geral da FAO, fez o discurso de abertura, seguido pelo discurso do ministro do Comércio e Indústria da República do Chade/S.E. Ali Djadda Kampard.

O tema do Dia Mundial do Algodão 2022 foi centrado em como a inovação e a tecnologia podem impulsionar soluções para os desafios enfrentados pelo setor, fomentar a sustentabilidade na cadeia de valor do algodão e criar novas oportunidades de mercado para os produtores de algodão, principalmente os pequenos agricultores. Um painel temático apresentou Inovações e Mercados para o Algodão Sustentável na África e América Latina: Contribuições da Cooperação Sul-Sul.

Com informações da FAO

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top