REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Agronegócios » Sistema inédito de previsão de extremos climáticos traz avanço na gestão de hidrelétricas

Sistema inédito de previsão de extremos climáticos traz avanço na gestão de hidrelétricas

Ferramenta desenvolvida pelo Lactec coleta dados e gera análises em tempo real sobre previsões de chuva-vazão nas hidrelétricas. Foto: Divulgação.

Ferramenta desenvolvida pelo Lactec coleta dados e gera análises em tempo real sobre previsões de chuva-vazão nas hidrelétricas. Foto: Divulgação.

A crise hídrica atingiu milhares de brasileiros entre 2020 e 2021, a pior em 91 anos de monitoramento das bacias hidrográficas do país. Neste período, houve longos períodos de racionamento de água e aumento da conta de luz com a bandeira Escassez Hídrica, que adicionou R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos.

Tal situação, porém, não deveria ser uma surpresa, uma vez que é possível prever as estações mais secas e a influência de fenômenos naturais na dinâmica das chuvas.

Uma pesquisa desenvolvida pelo centro de pesquisa, tecnologia e inovação, Lactec, analisa os extremos climáticos e a sua influência no setor elétrico, especialmente na relação entre chuva e vazão das usinas hidrelétricas. Este projeto faz parte do programa de P&D ANEEL e é financiado pela Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, reafirmando seu alinhamento à política global de prevenção e adaptação às mudanças climáticas.

O pesquisador e engenheiro ambiental João Paulo Jankowski Saboia, responsável pelo projeto, ressalta que a geração hidrelétrica continua sendo a maior parcela da matriz energética brasileira. Portanto, a oferta de energia está diretamente ligada à disponibilidade hídrica. “Por este motivo, a segurança energética do Brasil é suscetível a variações climáticas, sobretudo à ocorrência de eventos extremos de precipitação, principalmente longos períodos de secas, como observado na bacia do Paraná na última crise hídrica de 2020-2022”, observa.

Estudo de extremos climáticos

O projeto desenvolvido pelo pesquisador é dividido basicamente em quatro grandes grupos, que se propõem a lançar um olhar para o passado (análise de séries históricas), para o futuro (projeções baseadas em cenários de mudanças climáticas) e para as relações chuva-vazão. Além disso, ao final do projeto, será desenvolvido um sistema capaz de fazer análises, gerar estimativas em tempo real e projeções.

De acordo com Saboia, ao olhar para o passado e utilizar um índice de precipitação padronizada, será possível entender quando ocorreram os extremos e estudar possíveis relações com fatores naturais (como variações climáticas naturais interanuais e interdecadais) e antrópicos (mudanças no uso do solo e uso consuntivo – retirada de água de mananciais).

O projeto pretende analisar como essas alterações podem afetar a oferta hídrica no cenário nacional. Com isso, será produzido um sistema que realizará periodicamente a coleta de dados de maneira automatizada, se mantendo sempre atualizado. Além disso, irá produzir análise dos dados e projeções de vazões naturais com os cenários de mudanças climáticas considerados.

“Desta forma, será uma ferramenta importante que pode contribuir com toda a rede de concessionárias de energia, oferecendo subsídios para avaliar de que forma as mudanças climáticas podem afetar a vulnerabilidade do sistema elétrico nacional”, finaliza o pesquisador.

A pesquisa aprofundará o conhecimento das mudanças climáticas sobre as bacias hidrográficas do Brasil viabilizando que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) realizem análises de sensibilidade de condições extremas no planejamento da operação e do planejamento da expansão do sistema elétrico brasileiro.

Sobre o Lactec – O Lactec é um dos maiores centros de pesquisa, tecnologia e inovação do Brasil. Atua fortemente nos mercados de Energia, Meio Ambiente, Indústria, Mobilidade Elétrica e Conectividade em todo o ciclo de inovação; desde P&D, ensaios e análises até a execução de processos complexos para o setor de infraestrutura. Há mais de 60 anos, suas soluções e serviços atendem às demandas atuais dos diversos setores produtivos da economia brasileira, como empresas, indústrias e concessionárias de energia. Saiba mais em: lactec.com.br

Fonte: Ascom /Lactec

Por: Luiza Lafuente

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top