REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Plantão de Notícias » Arquivo de Notícias » A era das demissões em massa: será que os robôs assumirão o controle?

A era das demissões em massa: será que os robôs assumirão o controle?

Será que as habilidades humanas ainda têm espaço em um mundo cada vez mais automatizado? Foto: Divulgação

Será que as habilidades humanas ainda têm espaço em um mundo cada vez mais automatizado? Foto: Divulgação

A evolução da tecnologia pode trazer benefícios e desafios para a sociedade. A possibilidade de a Inteligência Artificial (IA) substituir muitos trabalhos realizados por seres humanos tem gerado preocupações em todo o mundo.

A psicóloga, especialista em neurociência e CEO Shana Wajntraub comenta que embora a IA possa automatizar tarefas rotineiras e aumentar a eficiência das empresas, é importante lembrar que a tecnologia não pode substituir habilidades humanas essenciais para o sucesso em muitas áreas.

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, estas são as 10 principais habilidades indispensáveis para se destacar nesse cenário cada vez mais tecnológico, confira:pensamento analitio

  1. Pensamento analítico: A habilidade de analisar informações e dados para identificar padrões e tendências, e utilizar essas informações para tomar decisões fundamentadas.
  2. Pensamento criativo: A habilidade de pensar fora da caixa, gerar ideias inovadoras e encontrar soluções criativas para problemas complexos.
  3. Resiliência, flexibilidade e agilidade: A habilidade de se adaptar rapidamente a mudanças, lidar com pressões e desafios, e manter o foco em objetivos mesmo em situações adversas.
  4. Motivação e autoconsciência: A habilidade de entender suas forças e limitações, manter-se motivado e comprometido com seus objetivos e buscar o autodesenvolvimento.
  5. Curiosidade e aprendizado ao longo da vida: A habilidade de manter-se curioso e aberto a novas experiências e aprendizados, e buscar continuamente aprimorar suas habilidades e conhecimentos.
  6. Alfabetização tecnológica: A habilidade de compreender e utilizar as tecnologias necessárias para executar seu trabalho de forma eficaz e eficiente.
  7. Confiabilidade e atenção aos detalhes: A habilidade de manter a precisão e qualidade de seu trabalho, prestando atenção aos detalhes e entregando resultados confiáveis.
  8. Empatia e escuta ativa: A habilidade de entender as necessidades e perspectivas dos outros, e comunicar-se de forma eficaz através de uma escuta ativa e uma postura empática.
  9. Liderança e influência social: A habilidade de liderar equipes e influenciar outras pessoas através de habilidades de comunicação, gestão e resolução de conflitos.
  10. Controle de qualidade: A habilidade de gerenciar e monitorar a qualidade de um projeto ou produto, garantindo que ele atenda aos requisitos e padrões necessários.

Além disso, vale ressaltar que a habilidade da intuição, é muito importante em áreas como a tomada de decisões em situações imprevisíveis, como em situações de emergência. E a compreensão de contexto é fundamental em áreas como a tradução e a interpretação, onde é necessário entender as nuances e sutilezas da linguagem e da cultura.

Novas oportunidades de trabalho estão surgindo em áreas como programação, análise de dados, robótica e inteligência artificial em si. Shana Wajntraub destaca que a substituição total dos empregos humanos pela IA é improvável. Portanto, é importante que as pessoas se preparem para essas mudanças no mercado de trabalho e busquem desenvolver as habilidades necessárias para se manterem competitivas e empregáveis.

“As empresas e organizações devem considerar a IA como uma ferramenta para complementar as habilidades humanas. Se utilizada de forma consciente e responsável, a IA tem o potencial de melhorar significativamente a vida das pessoas e a economia como um todo. Cabe a nós decidirmos como vamos usar a IA em nosso benefício e em benefício da sociedade.” Finaliza Shana Wajntraub.

Shana Wajntraub

*Shana Wajntraub é psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal Fluminense, pós-graduada em neurociências pelo Mackenzie. Mestranda em comunicação e análise de comportamento pela Manchester Metropolitan University- UK (Paul Ekman). Professora da HSM e palestrante.

Por: Gabi Dallo | RTACOUNICAÇÃO

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top