REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Agronegócios » Potência mundial: em 30 anos, produção brasileira de soja cresceu 557%

Potência mundial: em 30 anos, produção brasileira de soja cresceu 557%

Comparação dos dados da safra 1992/93 com a atual mostra a evolução de área, produção e produtividade do grão no país. Foto: Embrapa Soja

Comparação dos dados da safra 1992/93 com a atual mostra a evolução de área, produção e produtividade do grão no país. Foto: Embrapa Soja.

A soja brasileira se transformou em uma potência mundial. A resiliência do produtor, a tecnologia chegando ao campo cada vez mais rapidamente, variedades resistentes e o clima favorável são os principais fatores que trouxeram o atual protagonismo à commodity.

Juntos, esses ingredientes fizeram com que a produção da oleaginosa saltasse 557% nos últimos 30 anos, conforme a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Isso porque, na safra 1992/93, o país produziu 23,04 milhões de toneladas do grão. Já em 2022/23, a entidade projeta 151,4 milhões de toneladas, recorde histórico absoluto.

Nesse intervalo, o aumento de área saltou 306%, indo de 10,7 milhões de hectares para os atuais 43,5 milhões de hectares. Quanto à produtividade média de todo o país, o aumento também foi expressivo: 2.150 kg/ha (35,8 sacas) para 3.479 kg/ha (57,9 sacas) estimados para esta temporada, ou seja, 61,7% de incremento.

Expansão pelo país

Há 30 anos, 12 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, produziam soja. Hoje, são 21 unidades da federação, mais o DF. Ao pulverizar este número, é possível notar que 2.468 municípios cultivam o grão atualmente. Assim, nota-se que os elos da cultura são parte do orçamento de 44,3% das prefeituras brasileiras, de acordo com dados da safra 2021/22 do IBGE.

São dados fantásticos: a oleaginosa brasileira apresentou taxa anual de crescimento de área de, aproximadamente, um milhão de hectares nos últimos 25 anos.

Fonte: Canal Rural

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top