REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Plantão de Notícias » Arquivo de Notícias » Três brasileiros superdotados, de QI muito alto, têm alcançado feitos inacreditáveis

Três brasileiros superdotados, de QI muito alto, têm alcançado feitos inacreditáveis

Caio Temponi (15 anos), Nicolle Peixoto (09 anos) e Fabiano de Abreu Agrela (41 anos). (Fotos: Divulgação /MF Press Global - montagem nossa).

Caio Temponi (15 anos), Nicolle Peixoto (09 anos) e Fabiano de Abreu Agrela (41 anos). (Fotos: Divulgação /MF Press Global – montagem nossa).

Você já ouviu falar sobre superdotados – pessoas com habilidades intelectuais extraordinárias que desafiam as convenções acadêmicas? Em diferentes partes do mundo, existem indivíduos capazes de concluir uma faculdade em um tempo muito menor do que o esperado, acumulando um número impressionante de títulos acadêmicos?

No Brasil temos alguns exemplos desses Caio Temponi (15 anos), Nicolle Peixoto (09 anos) e Fabiano de Abreu Agrela (41 anos) são três superdotados, de três gerações diferentes, que estão desafiando a incredulidade e provando que é possível alcançar o inacreditável.

Dotados de um QI excepcional, Caio, Nicolle e Fabiano são verdadeiros prodígios intelectuais. Com pontuações surpreendentes – Caio com 139 pontos de QI, Nicolle com 144 e Fabiano com incríveis 160 pontos – eles se destacam em um mundo onde essa genialidade muitas vezes é questionada. Eles têm enfrentado o ceticismo e a descrença de muitos em relação à sua capacidade de concluir a faculdade mais cedo e acumular uma quantidade extraordinária de títulos acadêmicos.

Essas mentes brilhantes surpreendem até mesmo os educadores mais experientes, demonstrando um conhecimento avançado além de suas idades, “Teve um dia que ela corrigiu a professora de matemática. A princípio, acharam que a errada era ela”, revela Jéssica Peixoto, mãe de Nicolle Peixoto, uma das jovens prodígios do programa do Caldeirão.

Além de enfrentarem o desafio de conquistar feitos notáveis, esses superdotados também precisam lidar com o julgamento e a desconfiança daqueles que não compreendem suas capacidades excepcionais, “Fui denunciado sobre os meus títulos e tive que comprová-los. Já debocharam dizendo que tenho mais títulos que anos de vida. Mas está tudo bem, eu compreendo”, compartilha o Dr. Fabiano de Abreu Agrela, assessor e consultor de Caio Temponi.

É importante destacar que esses superdotados não possuem fórmulas secretas para o sucesso, mas sim uma paixão ardente pelo conhecimento e uma dedicação incansável em suas áreas de interesse, “Chegaram a pensar que tínhamos algum esquema ou método para que ele conseguisse tantas aprovações. O que não faz nenhum sentido e não seria possível. O Caio gosta de estudar e usa o QI no que gosta de fazer, é apenas isso”, revela Laurismara, mãe de Caio Temponi.

Para entender melhor a possibilidade de terminar a faculdade mais cedo e acumular uma quantidade extraordinária de títulos, Dr. Fabiano, especialista em superdotação e assessor de Caio explica como isso ocorre. “Ele irá terminar a faculdade na metade do tempo de qualquer outra pessoa. Isso no Brasil, se fosse nos Estados Unidos, por exemplo, terminaria em menos tempo. Basta ele comprovar que tem o conhecimento para isso. E depois, no mestrado e doutorado, é ainda menos tempo. Assim como na segunda licenciatura. O que mais demora é a primeira graduação. O Caio conseguirá até os 20 anos de idade, possivelmente, bater o recorde mundial de quantidade de títulos neste ritmo”, afirma o Dr. Agrela.

Esses superdotados estão desafiando todas as probabilidades e provando que a genialidade não tem limites. Com suas conquistas acadêmicas, estão abrindo caminho para uma nova geração de possíveis gênios que buscam ultrapassar fronteiras e deixar sua marca no mundo.

Sobre Caio – Caio Temponi, de 14 anos, com altas habilidades, vem acumulando diversos feitos acadêmicos, sendo aprovado em 1º na CMJF aos 9 anos de idade, o mais jovem da história, gabaritando o vestibular da EPCAR aos 12 anos de idade e sendo aprovado em 1º lugar; aos 13 anos foi aprovado nos vestibulares de Administração na UECE, em Direito na UFRRJ, em Engenharia Civil na UFCA, todos em 1º lugar, também o mais jovem a ser aprovado nesses vestibulares, além de ser aprovado em Medicina na Unifor e no vestibular da AFA – Academia da Força Aérea – um dos mais concorridos do país.

Temponi é membro da Intertel, sociedade de pessoas com QI acima de 99 de percentil e também coleciona medalhas; já conquistou 3 medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática, e 23 na Olimpíada Nacional de Matemática.

Sobre Nicolle – Nicolle Peitoxo é uma luso brasileira superdotada, com 144 de Qi, membro das sociedades de Alto Qi Mensa e Intertel. Foi participante do programa pequenos Gênios 2023.

Sobre Dr.  Fabiano de Abreu

O Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA – American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Pesquisador e especialista em Nutrigenética e Genômica. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE – Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE – Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro das sociedades de alto QI Mensa, Intertel, ISPE High IQ Society e Triple Nine Society. Autor de mais de 200 artigos científicos e 15 livros.

Créditos: Caio TemponI, Fabiano de Abreu Agrela (MF Press Global)

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top