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Especialista aponta os benefícios das novas regras de publicidade médica no Brasil

Agora, as clínicas têm permissão para utilizar redes sociais para fins de propaganda, compartilhar imagens comparativas de pacientes e divulgar valores de consultas e procedimentos. (Foto: reprodução /www.sanarmed.com/cfm)

Agora, as clínicas têm permissão para utilizar redes sociais para fins de propaganda, compartilhar imagens comparativas de pacientes e divulgar valores de consultas e procedimentos. (Foto: reprodução /www.sanarmed.com/cfm).

O cenário da publicidade médica no Brasil está passando por uma transformação significativa com as novas regras estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Agora, as clínicas têm permissão para utilizar redes sociais para fins de propaganda, compartilhar imagens comparativas de pacientes e divulgar valores de consultas e procedimentos.

Dados levantados pelo Tribunal de Ética Médica (TEM) apontam que publicidade médica foi o assunto mais recorrente nas sindicâncias em tramitação no ano de 2022. Das 171 sindicâncias em fase de diligências, 30% abordaram a propaganda na área da medicina. Agora, essas preocupações estão sendo endereçadas.

As novas regras divulgadas pelo CFM permitem que clínicas possam divulgar suas instalações e tecnologias, proporcionando aos pacientes uma visão realista do ambiente no qual serão tratados. “Isso cria uma conexão visual e ajuda a construir confiança desde o primeiro contato no ambiente digital”, revela Éber Feltrim, especialista e consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria.

O compartilhamento de experiências de pacientes reais pode ser uma ferramenta poderosa. “Ao postar testemunhos e histórias de sucesso, as clínicas podem construir uma reputação sólida e autêntica. Além disso, será possível mostrar transformações reais através de imagens de antes e depois, sendo uma boa opção de marketing para demonstrar a eficácia dos procedimentos realizados no consultório”, pontua.

Para Feltrim, a permissão de divulgação de preços e formas de pagamento também beneficia diretamente os consumidores. “A transparência nos custos é valorizada pelos clientes. Agora, as clínicas podem informar os valores dos procedimentos e detalhes sobre como o pagamento pode ser realizado, permitindo que os pacientes façam escolhas mais bem informadas”, declara.

O especialista acredita que essa mudança não apenas redefine a forma como as clínicas se apresentam ao público, mas também exige uma gestão de tráfego e marketing digital mais estruturada. “As novas regras demandam uma estratégia digital bem definida e clínicas que investirem em marketing digital inteligente terão uma vantagem competitiva significativa. A personalização se torna essencial, sendo que cada cidade, público e especialidade pede uma abordagem única para maximizar o impacto e os resultados”, relata.

O CEO alerta, no entanto, que não basta confiar apenas no mundo digital para atrair pacientes; a experiência deve ir além das postagens nas redes sociais. “É essencial oferecer condições de parcelamento acessíveis, ter um layout visual atraente que reflita a personalidade da clínica, uma equipe bem treinada e uma central de relacionamento que não apenas ofereça suporte, mas também tenha um foco comercial para construir relacionamentos duradouros”, revela.

Ao abrir as portas para a divulgação transparente, o CFM está permitindo que clínicas de todas as especialidades mostrem suas tecnologias, técnicas e condições. Essa mudança não apenas beneficia os pacientes, fornecendo informações cruciais para tomadas de decisão, mas também desafia os consultórios a inovarem continuamente. “Profissionais de saúde precisam se adaptar e abraçar essas ferramentas e tecnologias digitais em benefício de seus pacientes e do sucesso contínuo de suas práticas, oferecendo cuidados de qualidade e acessíveis a um número cada vez maior de pessoas”, finaliza.

De acordo com Éber Feltrim, CEO da SIS Consultoria, as clínicas que contarem com estratégias de marketing digital bem definidas terão uma vantagem competitiva significativa.

Fonte: Carolina Lara / Lara Comunicação

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